TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Pernil de leitão + farofa + vinagrete

Confira uma receita deliciosa para começar bem essa semana!

Pernil de leitão + farofa + vinagrete Confira uma receita deliciosa para começar bem essa semana!
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Arthur Sauer
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Pernil - 1 pernil de leitão - 1 cenoura - 1 cebola - 1 alho poró - 1 salsão - sal a gosto - pimenta em grãos - 4 litros de caldo de legumes - 50 ml de óleo   Vinagrete - 2 cebolas roxas - 2 tomates - azeite de oliva - vinagre branco - sal e pimenta do reino a gosto   Farofa - 1 cebola - 1 colher (sopa) de manteiga - bacon - 150g de farinha de mandioca - salsinha - pimenta dedo de moça - sal a gosto  

Preparo

Pernil: Descasque todos os legumes e corte-os em mirepoix. Limpe o excesso de gordura do pernil e reserve. Em uma panela grande, esquente o óleo até fumegar. Sele o leitão dos dois lados. Adicione os legumes e deixe suar um pouco. Quando o suco estiver soltando dos legumes, adicione o caldo de legumes até cobrir o pernil. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 4 horas. Estará pronto quando o osso descolar da carne. Retire a carne da panela e coloque em um recipiente para esfriar. Coe o caldo com uma peneira fina. Coloque o caldo em uma nova panela e deixe reduzir até engrossar.

Vinagrete: Corte o tomate em cubos pequenos com pele e sem semente. Pique a cebola roxa bem picada e misture com o tomate. Adicione o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta do reino.

Farofa: Em uma frigideira, refogue a cebola picada e adicione o bacon. Quando o bacon estiver crocante adicione a farinha de mandioca e misture bem. Acerte o tempero com o sal e pimenta do reino. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e descarte as sementes. Pique bastante e adicione à farofa junto com a salsinha.

 
Leia mais sobre: