TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Pernil com mel de engenho e farofa de frutas secas

Essas receitas são ótimas opções para celebrar as festas de fim de ano

Pernil com mel de engenho e farofa de frutas secas Essas receitas são ótimas opções para celebrar as festas de fim de ano
Logo do programa Cozinha Amiga
Patricia Gonçalves
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

1 pernil de 4kg sem osso 1/2 xícara de mel de engenho 1 dose de cachaça 2 colheres de sopa de Erva-doce Suco de 2 Limões 2 copos de suco de laranja 10 dentes de alho amassados 1 cebola grande Pimenta do reino a gosto Sal a gosto Para o molho: ½ xic de mel de engenho 1 dose de cachaça ½ cebola pequena 1 xicara do molho do pernil já assado Suco de meio limão Azeite Sal a gosto Farofa de frutas secas 3 colheres de sopa de manteiga 1 cebola picada 100g de amendoim torrado 100g de xerém de castanha de caju 100g de amêndoas 100g de nozes 10 biscoitos salgados 2 xicaras de farinha de mandioca Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Em uma tigela, junte metade do alho, um pouco de sal, pimenta e metade da erva doce, amasse um pouco com um pilão para liberar os aromas e acrescente a cachaça, o mel, sucos de limão e laranja e misture tudo muito bem. Corte um espaço horizontal no meio do pernil, deixando carne suficiente dos lados para que não rasgue. Em um saco culinário, coloque o pernil e despeje toda esta marinada por cima da carne, fechando bem o saco de forma que o pernil fique bem envolvido em todo o líquido. Leve à geladeira e deixe pelo tempo de 2 a 3 horas. Após este período, retire o saco da geladeira, amasse o restante do alho, misturando-o à outra metade da erva-doce e sal a gosto e passe por toda a carne. Reserve.


Prepare o recheio:

Refogue a cebola e o alho até ficarem bem douradinhos. Misture muito bem. aos outros ingredientes crus em uma tigela em temperatura ambiente. Coloque esta mistura dentro do pernil.

Corte a cebola em rodelas grossas, distribua na forma, coloque o pernil em cima da cebola para não grudar na forma, despeje a marinada por cima e tampe tudo com papel alumínio. Leve ao forno 180° pelo período de 2:30h. Retire um pouco do caldo que se formou embaixo na forma e reserve para usar no molho. Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar.

Para o molho:


Em uma panela pequena, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Junte os outros ingredientes, incluindo o molho do pernil, e misture bem. Deixe em fogo baixo até que engrosse mexendo as vezes. Passe por uma peneira (de metal) e reserve. Sirva em seguida.

Avalie essa receita

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(Sem avaliações ainda)
Carregando...
Leia mais sobre: