Editar receita

Receitas +

 

Pão doce de canela

Volume
Resolução
0:00 / 0:00

Fácil
Pão doce de canela
10/09/2019
Paola Biselli


  • Total 02:00:00

Conteúdo disponível em Mulheres.

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.

PÃO DOCE DE CANELA

Ingredientes

30 G DE MANTEIGA

240 ML DE LEITE INTEGRAL

80 ML DE ÁGUA

50 G DE AÇÚCAR CRISTAL

5 G DE FERMENTO BIOLÓGICO

400 G DE FARINHA DE PANIFICAÇÃO

2 G DE SAL

200 G DE AÇÚCAR MASCAVO

3 G DE CANELA EM PÓ

30 G DE MANTEIGA

Modo de preparo

Prepare a massa: Unte a forma com manteiga derretida
Misture o leite (em temperatura ambiente), água, manteiga derretida (fria), o açúcar e o fermento. Acrescente a farinha e misture com o gancho. Quando formar uma massa, acrescente o sal. Bata até o ponto de véu. Deixe a massa descansar em uma tigela coberta por plástico filme de 50 a 60 minutos.

Modelagem:
Retire com cuidado a massa da tigela e passe para uma superfície enfarinhada. Abra a massa com as palmas das mãos, em um quadrado de mais ou menos 20 cm de lado e corte, com uma faca afiada, em quadradinhos de 3 cm por 3 cm. Passe os pedaços na manteiga derretida e depois na mistura de açúcar mascavo e canela. Coloque de maneira uniforme na forma. Deixe a massa fermentar por uma hora até as bolinhas crescerem e passarem da altura da borda. Em forno pré-aquecido a 180 °C, leve o pão para assar por 35 minutos até a superfície fique marrom escura e o caramelo comece a borbulhar nas beiradas. Retire do forno, deixe esfriar da forma por 5 minutos e então vire-a com cuidado sobre um prato de servir (não demore para desenformar o pão, caso contrário o caramelo endurece, prendendo a massa na forma) Sirva ainda morno.