TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Panzerotto e Caponata Siciliana

Quer sentir os sabores da Itália sem sair de casa? Então anote essas duas receitas deliciosas e super fáceis: panzerotto e caponata!

Panzerotto e Caponata Siciliana Quer sentir os sabores da Itália sem sair de casa? Então anote essas duas receitas deliciosas e super fáceis: panzerotto e caponata!
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Bruno Alves

Fácil
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Panzerotto   Para a massa: - 3 xícaras (chá) de farinha para pizza (350g) - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva - 1 colher (sopa) de fermento biológico fresco (8g) - pitada de sal - ¾ de xícara (chá) de água (200ml)   Para o recheio: - 3 tomates grandes - 200g de muçarela fresca - Sal - Pimenta do reino - Azeite de oliva - Manjericão ou tomilho frescos (opcional)   Caponata siciliana - 2 berinjelas médias - 1 talo pequeno de salsão - 1 xícara (chá) de passata de tomate - 2 colheres (sopa) de azeitona sem caroço - 1 cebola branca - 1 folha de louro - 1 colher (sopa) de alcaparras - 1 limão - Sal - Pimenta do reino - 1 colher (sopa) de vinagre de maçã - 1 colher (sopa) de açúcar

Preparo

Panzerotto

Da massa:

Misturar todos os ingredientes em uma tigela até deixar uma massa homogênea. Transferir a massa para uma mesa de trabalho (de preferência de pedra ou madeira) e sovar a massa até obter uma mistura compacta e homogênea, elástica mas não úmida, grudando nas mãos. Se necessário, acerte a quantidade de farinha (se estiver muito úmida) ou água (se estiver muito pesada). Deixe descansar por 40 minutos em uma tigela coberta com um pano.

Divida a massa em cerca de 8 pedaços, coloque em uma travessa ou assadeira para repousar por mais 30 minutos, novamente cobertos.

Abra cada bolinha de massa, fazendo discos de aproximadamente o tamanho de um prato de sobremesa. Coloque no meio uma quantidade boa de recheio, feche a massa fazendo uma meia lua e finalize as bordas como preferir.

Frite em óleo neutro (óleos de canola, girassol ou amendoim) por cerca de 4 minutos, lembrando de girar para que frite por igual. Escorra em um papel toalha e sirva a seguir.

 

Do recheio:

Refogue o tomate em um fio de azeite até que ele fique macio, cerca de 8 minutos. Adicione sal e pimenta do reino e retire do fogo. Misture a muçarela fresca, o manjericão picado grosseiramente e reserve.

 

Caponata siciliana

Corte a berinjela em cubos grandes, esprema meio limão sobre ela para que não escureça. Salpique com sal e reserve.

Corte a cebola e o salsão em fatias finas, refogue com o louro até dourarem bem, cerca de 10 minutos. Adicione a passata de tomate e a as azeitonas, cozinhe por mais cerca de 5 a 10 minutos.

Frite as berinjelas em óleo de canola, amendoim ou girassol bem quente, até dourarem. Deixe descansar em um papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Lave bem as alcaparras para retirar o excesso de sal, e triture grosseiramente com uma faca. Misture bem a berinjela, o molho, as alcaparras e corrija o sal. Se quiser, misture também um fio de vinagre de maça e uma colher de açúcar, para dar um gostinho agridoce. Leve ao forno por mais 5 a 10 minutos e estará pronto.

A caponata pode ficar na geladeira por vários dias, e fica ainda mais gostosa depois de descansar por 1 dia. Se quiser, coloque em um pote e cubra com 1 fio de azeite para preservar por mais tempo o seu sabor.

Avalie essa receita

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(Sem avaliações ainda)
Carregando...
Leia mais sobre: