TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Paella mineira

Você vai se surpreender com o gosto dessa Paella mineira

Paella mineira Você vai se surpreender com o gosto dessa Paella mineira
Logo do programa Cozinha Amiga
Raquel Novais
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

2/3 xícara (chá ) de bacon defumado cortado em cubinhos 200g costelinha defumada cortada em cubos grandes 200g pernil sem osso cortado em tiras 01 xícara (chá) de paio para feijoada cortado em rodelas 02 xícaras (chá) de arroz bomba ou arbóreo 01 colher (chá) de tempero para paella ou açafrão da terra (2 colheres de chá) 1/2 pimentão vermelho em cubos pequenos 1/2 pimentão amarelo em cubos pequenos 1/2 cebola em cubos pequenos 02 tomates sem semente em cubos 02 dentes de alho picadinho 01 xícara (chá) de ervilha congelada 04 ovos cozidos cortados ao meio 1/2 pimenta dedo de moça pequena picadinha 01 colher (chá) de coentro em pó Salsinha e coentro em folha para finalizar 1/2 cebola sem casca 01 cenoura 1/2 xícara de chá de cachaça Sal a gosto

Preparo


Escalde a costelinha defumada para tirar o excesso de sal numa panela com a cenoura, talos do coentro, talos da salsinha, 1/2 cebola e 2 litros de água. Retire apenas as costelinhas e reserve o caldo.
Numa frigideira grande doure o bacon até ficar crocante. Não precisa colocar óleo, ele solta gordura. Separe o bacon, deixe a gordura na panela. Doure a costelinha escaldada. Reserve. Doure o paio. Reserve. Doure o pernil. Reserve.
No óleo que ficou na panela, refogue a cebola e o alho. Quando estiver transparente, junte os pimentões, a ervilha, o tomate, o coentro em pó e a pimenta dedo de moça. Refogue por 5 minutos. Volte com as carnes.
Acrescente o arroz arbóreo, refogue por 3 minutos, e deglaceie com cachaça. Deixe evaporar por 5 minutos. (não precisa colocar sal, pois vamos colocar o caldo que escaldou a costelinha, e ele já vai estar salgado).
Acrescente caldo até a altura do arroz. Adicione o açafrão. Misture um pouco para soltar o amido do arroz arbóreo. Quando a água chegar à metade do arroz, adicione mais caldo. Misture mais uma vez. Deixe secar até a metade, adicione mais caldo até sentir que ficou "al dente". Agora deixe secar em fogo médio. O tempo médio é de 15-20 minutos, mas depende de cada fogão e panela. É importante que o arroz também fique bem úmido (se sentir que o arroz já está cozido e só falta a casquinha, aumente o fogo, mas cuidado pra não deixar queimar). Desligue o fogo, salpique o coentro e a salsinha. Por cima decore com as tiras de pimentão amarelo e vermelho alternadas e com os ovos cortados ao meio.
Leia mais sobre: