Editar receita

Receitas +

 

Moqueca de caju

Volume
Resolução
0:00 / 0:00

Moqueca de caju



Conteúdo disponível em Mulheres.

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.

Ingredientes

Ingredientes:

4 CAJUS FRESCOS OU BANANA DA TERRA

1 PIMENTÃO VERDE

1 PIMENTÃO AMARELO

1 CEBOLA ROXA

1 PIMENTA DEDO-DE-MOÇA

2 PIMENTAS DE CHEIRO

4 TOMATES

SAL

COENTRO

AZEITE A GOSTO

1 GARRAFA DE LEITE DE COCO

30 ML DE AZEITE DE DENDÊ

2 PÃES AMANHECIDOS

1 XÍCARA (CHÁ) DE AMENDOIM

1 COLHER (SOPA) DE GENGIBRE

Modo de preparo

Fure o caju com um garfo e esprema a fruta para retirar o suco e corte. Corte o pimentão em tiras finas, a cebola em meia lua fina, a pimenta dedo de moça, e a pimenta de cheiro em cubos bem pequenos, por último a salsa e o coentro no menor tamanho que conseguir. Reserve os ingredientes. Em uma panela (de preferência de barro) coloque o azeite de dendê e o azeite de oliva, os pimentões e a cebola. Acrescente a cebola e as pimentas que já foram previamente picadas e leve ao fogo médio. Por fim, acrescente o caju, as ervas, e o leite de coco. Misture tudo e deixe cozinhar em fogo baixo. Corrija o sal e finalize com mingau de pão amanhecido.

Em uma panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo. Descasque as minis cebolas e coloque-as na panela para dourar. Retire a carne da frigideira e reserve. Na mesma frigideira acrescente o inhame e reserve. Na panela das cebolas coloque a água e um pouco de melaço ou rapadura nas minis cebolas e espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias. Coloque toda a marinada na panela onde estão os inhames e acrescente o sal, e a marinada cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia).  No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas.