TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Lasanha grega (Moussaka)

A chef Raquel Novais se inspirou na gastronomia grega e vai te ensinar a preparar uma saborosa moussaka

Lasanha grega (Moussaka) A chef Raquel Novais se inspirou na gastronomia grega e vai te ensinar a preparar uma saborosa moussaka
Logo do programa Cozinha Amiga
Raquel Novais
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Para montagem: 04 batatas grandes 03 berinjelas grandes 01 e 1/2 xícara (chá) de queijo meia cura ralado fino (100g) Azeite a gosto Para molho de carne: 700g de carne moída 01 cebola média 02 dentes de alho ½ xícara (chá) de vinho tinto seco 03 colheres (sopa) de extrato de tomate 02 tomates cortados em cubo Pimenta do reino preta Noz moscada 02 colheres (sopa) de azeite 02 paus de canela 02 colheres (chá) de canela em pó 01 colher sopa de açúcar mascavo Sal a gosto Para Molho branco com queijo: 01 e 1/2 xícara (chá) de queijo meia cura ralado fino (100g) 02 colheres (sopa) de manteiga 02 colheres (sopa) de farinha 04 xícaras (chá) de leite 02 gemas Pimenta do reino branca, noz moscada e sal a gosto

Preparo

Das berinjelas:

Corte fatias do cabo para a base de cerca de 1 cm de espessura. Doure cada fatia dos dois lados com um pouco de azeite.

Das batatas:

Descasque as Batatas. Corte em fatias e cozinhe em água com sal até que estejam cozidas porém firmes. Escorra a água e reserve.

Do molho de carne:

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Adicione e refogue a carne moída e os pais de canela. Coloque o tomate picado em cubos pequenos e deixe murchar um pouco. Coloque o extrato de tomate e refogue mais um pouco. Junte o vinho e os temperos (sal, Pimenta do reino, canela em pó, noz moscada, açúcar mascavo) e deixe cozinhar em fogo baixo durante cerca de 10 minutos ou até o molho ficar mais encorpado. Retire os paus de canela antes de montar a lasanha.

Do molho de queijo meia cura:

Leve ao fogo a manteiga deixe derreter e adicione a farinha mexendo rapidamente. Junte aos poucos o leite (devagar e mexendo sempre para não empelotar). Quando terminar de juntar o leite apague o fogo.
Tempere com o sal, pimenta branca e noz moscada a gosto. Misture o queijo ralado.
Espere esfriar um pouco. Bata as gemas com um garfo, e adicione ao creme aos poucos e mexendo sempre para não talhar.

Montagem:

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Numa forma funda, monte a lasanha colocando um fio de azeite, uma camada de berinjela, depois uma camada de batatas, coloque o molho de carne, as mais uma camada de berinjelas, depois batatas e por último o molho de queijo meia cura, seguido por queijo ralado até fazer uma boa camada para gratinar.
Coloque no forno para assar por cerca de 30 minutos ou até formar uma crosta dourada.
Deixe esfriar bem antes de cortar para que os líquidos sejam absorvidos de volta.

Leia mais sobre: