Imprimir
Joelho de porco com chutney de manga e batata rosti
O agridoce do chutney de manga e a maciez da batata rosti complementam o sabor desse prato

Cozinha Amiga
Michelle Francine
Ingredientes
Joelho de porco:
1 joelho de porco de 1 Quilo cozinho por 40 minutos.
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
500ml de cerveja
1 colher (sopa) de azeite
50g de bacon defumado
1 cebola pequena
Batata Rosti:
300g de batatas médias cozidas
100g de bacon
100g de parmesão
Chutney de manga:
2 mangas palmer picadas
1 cebola
1 dente de alho
1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
¼ de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 canela em rama
¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
¼ de xícara (chá) de água
Preparo
Joelho de porco:
Pré aqueça o forno em 250C graus;
Com uma faca bem afiada, faça pequenos talhos na pelo do joelho.
Coloque o joelho em uma assadeira e coloque no forno. Quando começar a dourar, vire o joelho e adicione metade da cerveja;
Depois de uns 30 minutos, diminua a temperatura do forno para 200 ?C e regue a carne com a cerveja que está na assadeira.
Numa frigireira, junte o bacon e a cebola cortados em cubinhos e deixe dourar; coloque no joelho.
Pode usar óleo bem quente para pururucar a pele, para isso é só derramar sobre o couro.
Batata rosti:
Cozinhe as batatas inteiras, na água com sal, por cerca de 5 minutos. O ponto correto é quando conseguimos enfiar um garfo sem apresentar muita resistência e nem estar se desfazendo. Elas precisam estar cozidas, porém firmes. Atingindo o ponto, lave imediatamente na água fria ou em um recipiente com água e gelo. O importante é parar o cozimento das batatas, pois mesmo quando saem do forno continuam cozinhando já que estão quentes.
Rale as batatas já cozidas em um ralador de ralo grosso e reserve.
Em uma frigideira, frite o bacon na sua própria gordura até ele ficar bem crocante e reserve. Tire o excesso de gordura da frigideira e utilize ela para fazer as batatas. Faça uma camada de batata ralada, queijo, bacon e termine com outra camada de batatas. Em fogo baixo, espere até ficar dourado e vire o outro lado.
O truque para fazer essa virada perfeita é usar um prato. Primeiro você vira direto no prato e depois delicadamente desliza a batata de volta para a frigideira. Assim ela não quebra e os dois lados ficam perfeitos e dourados!
Quando os dois lados estiverem dourados, sirva imediatamente.
Chutney de manga:
Faça o pré-preparo: descasque e corte em cubos de 1 cm as mangas, descasque e pique fino a cebola e o dente de alho; descasque e rale o gengibre fresco (se preferir, pique bem fininho).
Transfira todos os ingredientes para um panela, junte o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água e misture. Leve para cozinhar em fogo médio.
Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a grudar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água e misture - o chutney ainda deve ficar com um pouco de caldo, pois irá endurecer quando esfriar.
Passados os 40 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frios, tampe e conserve na geladeira por até 3 semanas.