TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Cuscuz nordestino e cuscuz paulista

Nada melhor do que deliciosos cuscuz em dose dupla nessa quarta-feira!

Cuscuz nordestino e cuscuz paulista Nada melhor do que deliciosos cuscuz em dose dupla nessa quarta-feira!
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Patrícia Gonçalves
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Cuscuz paulista 3 xíc de farinha de milho 250g de camarão médio 2 xícaras de caldo de camarão ou caldo de legumes 1 lata de tomate pelado 1 xícara de molho de tomate 1 cebola grande picada 1 xícara de salsinha picada 1 xícara de cebolinha picada 3 dentes de alho amassados 1/2 xícara de azeite 1/2 xíc de ervilha 3 ovos cozidos cortados em rodelas 1/2 xíc palmito 1 lata de sardinhas em óleo 1/2 xic de azeitonas verdes Sal e pimenta do reino a gosto   Cuscuz nordestino 2 xícaras de farinha de milho 1 xícara de água 1 colher de chá rasa de sal 1 1/2 colheres de chá de açúcar 1/2 xíc de coco ralado

Preparo

Cuscuz paulista: Refogue o algo e a cebola no azeite de oliva. Depois os tomates, os temperos,  o molho de tomate e uma sardinha moída. Refogue tudo para focar suculento. Acrescente o camarão cru e cozinhe por aproximadamente 3 minutos (deste camarão, separe uns 5 para decoração). Acrescente 2 xícaras do caldo de camarão já quente e aos poucos vá colocando a farinha de milho até dar o ponto de ficar um grande purê úmido. Experimente o sal e acerte se necessário. Coloque numa forma untada com azeite de oliva, enfeitada previamente com ervilhas, camarões, palmitos, azeitonas e sardinha. espere cerca de 30 minutos para poder desenformar.

Cuscuz nordestino: Misture os ingredientes secos e depois a água. Com a ponta dos dedos, misture rapidamente até virar uma farofa grossa. Deixe descansar por 10 minutos e leve a uma cuscuzeira, contendo água na parte de baixo para que cozinhe no vapor. Não amasse muito para que não fique massudo. Cozinhe no vapor por cerca de 10 minutos.

 

 
Leia mais sobre: