Receitas

Receitas +

 

Crepes do chef

0:00 / 0:00

Crepes do chef
Chef Arthur Sauer



Conteúdo disponível em Cozinha Amiga .

Cinco chefs comandam o coletivo de gastronomia da televisão aberta de forma descomplicada, todos os dias da semana.

Ingredientes

Para a Massa

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- 2 xícaras (chá) de leite integral
- 1 colher (café) de sal (*para a salgada)
- Pimenta do reino à gosto (*para a salgada)
- 3 colheres (sopa) de açúcar (*para a doce)

 

Com queijo - gratinada

- 100g de farinha
- 100 g de manteiga sem sal
- 1 litro de leite integral
- sal a gosto
- noz moscada
- 80g de queijo gruyere ralado
- 120g de muçarela
Espinafre com ricota

- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cebola grande ralada
- 250g de espinafre
- 200g de ricota
- sal e pimenta do reino
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara de molho branco


Creme de Baunilha com Calda de Chocolate

- 1 xícara de chocolate ao leite ralado
- ½ xícara de creme de leite
- 1 xícara de leite integral
- 6 gemas
- 1 xícara de açúcar
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 colheres de extrato de baunilha

Modo de preparo

Massa:  Em uma tigela, misture a farinha com o ovo e o leite. Coloque o sal e a pimenta do reino para a salgada e o açúcar para a doce. Em fogo médio, aqueça uma frigideira grande untada levemente com óleo ou manteiga. Coloque 4 colheres de sopa da massa na frigideira e gire-a para que a massa se espalhe, formando uma camada bem fina. Quando o crepe começar a borbulhar, vire-o. Quando o crepe estiver totalmente cozido, retire-o da frigideira e repita o mesmo processo com a massa restante.

Queijo: Faça um roux misturando a farinha com a manteiga. Quando atingir uma coloração marrom escura, acrescente o leite e deixe engrossar. Acerte o tempero com o sal e a noz moscada e retire do fogo. Guarde em um pote na geladeira. Coloque o creme no prato e recheie com a muçarela ralada. Feche, cubra com o molho e salpique queijo gruyere. Leve à salamandra até que gratine e sirva.

Espinafre com Ricota:  Aqueça a margarina até derreter. Junte a cebola e frite até murchar. Adicione o espinafre e refogue. Tempere com sal e pimenta, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 a 6 minutos, ou até que o espinafre esteja macio. Passe a ricota por uma peneira e junte ao espinafre cozido e picado. Misture bem, prove os temperos e corrija se necessário. Dissolva o amido de milho no leite frio e junte ao espinafre, mexendo até engrossar. Deixe esfriar.  Recheie cada crepe com uma porção da mistura, enrole e coloque num refratário. Despeje por cima o molho branco e leve ao forno por 5 minutos.

Creme de Baunilha com Calda de Chocolate: Bata na batedeira as gemas peneiradas com o açúcar. Em uma panela, ferva o leite e o creme de leite. Adicione o extrato de baunilha no creme. Faça a temperagem das misturas, derramando um pouco do leite quente nas gemas. Despeje as gemas na panela de leite. Volte a mistura ao fogo até atingir 80˚. Reserve. Misturar todos o leite, a farinha, o ovo, o sal e o açúcar em um bowl e bata até obter uma massa homogênea. Em um banho maria, coloque o chocolate ralado com o creme de leite e cozinhe até derreter e ficar homogêneo.  Sirva o crepe com o creme dentro e coloque a calda de chocolate por cima.

Mais

Mais receitas