TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Casquinha de siri

Diretamente do litoral, a chef Patrícia fez uma casquinha de siri deliciosa!

Casquinha de siri Diretamente do litoral, a chef Patrícia fez uma casquinha de siri deliciosa!
Logo do programa Cozinha Amiga
Cozinha Amiga
Chef Patrícia Gonçalves
Imprimir

Imprimir

Ingredientes

Casquinha de siri  500 g de carne de siri catado Suco de 2 limões 3 dentes de alho amassados 1 cebola picada 1 xícara de coentro, salsa e cebolinha 2 tomates maduros 1/2 xíc de azeite de oliva 1/2 xíc de azeite de dendê 2 xíc de leite de coco 2/3 xíc de camarão defumado moído Sal a gosto 1 xícara de muçarela ralada    Farofa de dendê 1 xícara de azeite de dendê 2 xícaras de farinha de mandioca fina 1/2 cebola picadinha 1 xíc de camarão defumado sem cabeça Sal a gosto   Molho lambão  1 tomate verde 1 tomate vermelho suco de 1 limão 1/2 xíc de azeite de oliva 1/2 xícara de coentro e cebolinha 1 dente de alho ½ cebola picada 1/2 xíc de pimentas diversas (sugestão: pimenta de cheiro e malagueta) sal a gosto  

Preparo

Coloque a carne do siri em uma tigela grande, cubra com água, coloque o suco de 1 limão e deixe marinar por 30 minutos. Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Enquanto doura, amasse o tomate e o cheiro verde em um pilão para soltar o sumo e junte tudo ao refogado da cebola, acrescentando também o camarão defumado moído. Continue refogando os temperos, e, enquanto isso, descarte a água do siri e junte a carne também à panela do refogado, misturando tudo com carinho, sempre em fogo médio. Acrescente o leite de coco e o azeite de dendê e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Experimente e veja se está bom de sal pois o camarão defumado já é salgado e provavelmente você não precise acrescentar mais sal na casquinha. Reserve. Para a farofa, aqueça o azeite de dendê em uma frigideira e coloque a cebola para refogar. Junte o camarão defumado, uma pitadinha de sal e refogue mais um pouco. desligue o fogo, junte a farinha de uma vez e mexa bem até que fique uma gostosa farofinha homogênea. Caso seja necessário, pode acrescentar mais ou menos farinha, caso você goste de uma farofa mais molhadinha ou mais soltinha. Agora o molho lambão. Num pilão, amasse as pimentas, o alho, o sal (a gosto, sugiro cerca de 1 colher chá), a cebola e o coentro. junte com todas as hortaliças picadas, o suco do limão e o azeite de oliva, misture delicadamente e siva. Montagem: Modele as casquinhas de siri em pequenas potinhos, que podem ter o formato de conchas ou siris, ou até ramequins. Sirva com farofinha de lado e um pouco de molho lambão.

Veja também