TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Camarão na moranga

Confira esse delicioso prato típico da culinária litorânea brasileira da chef Patrícia Gonçalves!

Camarão na moranga Confira esse delicioso prato típico da culinária litorânea brasileira da chef Patrícia Gonçalves!
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Patrícia Gonçalves
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

1 moranga inteira 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de chá de açafrão Sal e pimenta a gosto Papel alumínio   Para o creme 400g de camarão limpo 1 colher de chá de kummel 4 dentes de alho amassados 2 cebolas pequenas 2 tomates maduros picados 1 colher de sopa de manteiga 1/2 xícara de salsinha 1 copo de requeijão cremoso 400 g de abóbora de pescoço cozida 1 pimenta dedo de moça Sal a gosto Azeite de oliva a gosto 100g de muçarela  

Preparo

Coloque um prato pequeno no topo da moranga e use-o como molde para cortar uma "tampa" na abóbora com a ajuda de uma faquinha. retire e reserve a "tampa". Faça uma misturinha com a manteiga, o açafrão o sal e a pimenta e, com a ajuda de um pincel ou o fundo de uma colher, passe esta misturinha por toda a polpa da moranga, inclusive a "tampa" (parte interna). Forre toda a moranga com o papel alumínio e a tampa tm separadamente. Leve ao forno pré aquecido por cerca de 35 minutos.

 

Para o creme (feito em suas fases)

 Aqueça o azeite de oliva e refogue 1 cebola pequena e 1 dente de alho. Enquanto isso, amasse a abóbora pescoço e, depois de amassada, junte ao refogado. Mexa bem e acrescente o requeijão cremoso e parte da salsinha. Mexa bem, e deixe apurar.

Em outra panela, derreta a manteiga, coloque um fiozinho de azeite para não queimá-la e refogue a outra cebola e o outro alho. Acrescente o camarão limpo e refogue um pouco, junto com uma pimenta dedo de moça picadinha. Acrescente a salsinha e o sal, refogue mais um pouco e depois o tomate maduro bem picadinho. Após colocar o camarão, refogue por 3 a 4 minutos no máximo. Junte este refogadinho de camarão ao creme cozido da abóbora, mexa bem e, por último, a muçarela (não deixe que tudo cozinhe por mais de 3 minutos por causa do camarão).

Retire a moranga do forno, descarte o papel alumínio, despeje cuidadosamente (com a ajuda de uma concha) este delicioso creme de abóbora e camarão dentro da moranga assada, e sirva com arroz refogado com as sementes da abóbora assadas.
Leia mais sobre: