TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Café da manhã nordestino: aipim com carne de sol, bolo de aipim e buruaca

Aprenda a fazer um delicioso café da manhã nordestino fácil e saboroso!

Café da manhã nordestino: aipim com carne de sol, bolo de aipim e buruaca Aprenda a fazer um delicioso café da manhã nordestino fácil e saboroso!
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Patrícia Gonçalves

Fácil
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Bolo de aipim 500g de mandioca crua e ralada 1 e 1/2 xícara de açúcar 100g de manteiga ½ colher de chá de sal 300ml de leite de coco 3 gemas   Buruaca 1 ovo ½ xícara de açúcar 1 xícara de farinha de trigo ½ xícara de leite 1 colher de sopa de manteiga 1 pitadinha de sal manteiga para fritar   Carne de sol com aipim 400g de contrafilé ½ xícara de sal 1 cebola roxa 1 colher de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de óleo Mandioca cozida  

Preparo

Bolo de aipim

Numa vasilha, misture as gemas, com a manteiga e o açúcar até virar um creme homogêneo. Acrescente os demais ingredientes e asse em forma untada apenas com manteiga, em forno a 180°, até que as bordas fiquem douradas (de 30 a 45 minutos)


Buruaca


Misture o ovo, com a manteiga e o açúcar e dissolva tudo batendo bem. Acrescente o leite líquido e misture, depois a farinha de trigo aos poucos para que vire uma deliciosa massa homogênea.

Frite em assadeira quente com um pouco de manteiga. Assim que dourar as bordas, vire o lado e frite-o também.

 

Carne de sol com aipim

Comece o preparo com 48h de antecedência para fazer sua carne de sol caseira. Faça um corte de cima para baixo no meio da sua peça de carne e depois faça cortes horizontais, começando no centro para os lados. Importante: os cortes não devem ir até o final para não soltar pedaços. Salgue a carne em toda a sua superfície e deixe maturando em local seco e escuro durante 48h (este é um processo de salga da carne, que servia para conservação, mas se, preferir, faça todo este processo na geladeira). Se desejar manter na geladeira, aumente mais um dia o processo de maturação. Na metade do tempo de salga, ou seja, 24h, você deve virar a carne de lado e escorrer líquidos, caso haja.

Depois das 48h, dessalgue a carne, mantendo-a em uma vasilha com água durante 30 minutos a 1 hora e não mais do que isso, para tirar o sal, mas manter o sabor. Esquente uma frigideira com o óleo, só quando estiver muito quente, distribua a carne de sol picada e a cebola fatiada. Deixe a carne parada até que o lado que ficou para baixo esteja dourado. Só então mexa tudo junto e coloque parte da manteiga até que frite ao seu gosto.

 

Amasse a mandioca quente, passe manteiga por cima e distribua os pedacinhos de carne de sol acebolada.
Leia mais sobre: