Receitas

Receitas +

 

Bolo de maçã

0:00 / 0:00

Bolo de maçã
14/06/17
Juliana Abbud - chef de cozinha



Conteúdo disponível em Mulheres .

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.

Ingredientes

4 maçãs verdes

Suco de 1 limão

3 ovos

3/4 xícaras (chá) de óleo

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 pitada de sal

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

1 colher (sopa) de canela em pó

 

 

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180º, unte uma forma redonda de 20cm de diâmetro com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Reserve.

Descasque duas maçãs, reserve as cascas e pique as maçãs em cubinhos. Cubra as maçãs com canela e reserve.

 

Divida as outras maçãs em 4 partes. Descarte o miolo e sementes com auxílio de uma faca. Em seguida, fatie cada quarto de maçã em finas lâminas. Para que as maçãs não escureçam, regue com o suco de limão e dê continuidade ao preparo da receita.

 

Numa tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento e reserve.

 

No copo do liquidificador, deposite os ovos, o óleo, os açúcares, o sal e as cascas de maçã. Bata até formar um líquido homogêneo. Coloque essa mistura numa tigela e, em seguida, acrescente a mistura de farinha. Adicione, então, as maçãs em cubos e misture novamente. Acrescente a massa na forma untada.

 

Com cuidado, distribua as lâminas de maçã ao longo de toda a circunferência da fôrma iniciando pela extremidade para o centro. É importante deixar as lâminas levemente inclinadas e um pouco afundadas na massa. Feito isso, polvilhe uma mistura de açúcar cristal ou refinado com canela e leve ao forno para assar por, aproximadamente, 45 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Desenforme após frio.

 

Obs.: Pode utilizar outro tipo de maçã.

Caso não tenha açúcar mascavo, utilize somente o refinado.