Editar receita

Receitas +

 

Bolo de cocada caramelada

Volume
Resolução
0:00 / 0:00

Fácil
Bolo de cocada caramelada
06/11/2019
Cecília Victorio



Conteúdo disponível em Mulheres.

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.

Massa

Ingredientes

100 G DE MARGARINA SEM SAL

260 G DE AÇÚCAR REFINADO

5 OVOS MÉDIOS

300 G DE FARINHA DE TRIGO

1 PITADA DE SAL

100 ML DE LEITE DE COCO

15 G DE FERMENTO EM PÓ

100 ML DE LEITE

100G DE COCO RALADO GROSSO PARA MONTAGEM

Modo de preparo

Coloque num bowl a margarina e o açúcar.
Bata em velocidade máxima por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado. Com a batedeira ligada, junte os ovos um a um e continue batendo por mais 3 minutos. Adicione a farinha, o leite e o leite de coco alternadamente e bata por mais 2 minutos. Pare de bater. Coloque a pitada e sal e mexa com a espátula so para incorporar. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa com o fuê ou espátula sem bater.

Montagem: Unte com margarina uma forma de 25cm com buraco. Coloque a calda na forma forrando todo fundo. Espalhe o coco ralado sobre a calda.
Finalize colocando aos poucos toda massa. Leve ao forno a 180 graus por 45 minutos. Para verificar se está assado, faça o teste do palito, se sair limpo, está pronto. Retire do forno. Deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme ainda morno.

Calda

Ingredientes

350 G DE AÇÚCAR

180 G DE ÁGUA

140 G DE ÁGUA MORNA

Modo de preparo

Coloque numa panela os ingredientes da primeira etapa . Leve ao fogo e não mexa. Quando atingir a cor de caramelo claro, desligue o fogo. Adicione aos poucos água morna, mas cuidado para não se queimar porque a água vai borbulhar. Mexa lentamente. Leve ao fogo novamente por 1 minuto. Desligue e deixe esfriar. Após esfriar, a calda ficará espessa, porém maleável. Reserve.