Editar receita

Receitas +

 

Bolo de banana caramelada

Volume
Resolução
0:00 / 0:00

Fácil
Bolo de banana caramelada
25/07/2019
Juliana Abudd - Chef de Cozinha


  • Total 01:00:00
  • Rendimento 12 porções

Conteúdo disponível em Mulheres.

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.

Massa

Ingredientes

200 G DE MANTEIGA SEM SAL EM TEMPERATURA AMBIENTE

1 XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR

4 OVOS

1 1/4 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO

1/2 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE NOZES

2 COLHERES (CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºc (temperatura média), 10 minutos antes de começar a receita. Leve uma chaleira com água ao fogo baixo (essa água será usada para fazer um banho-maria). Numa tigela, misture a farinha de trigo, a de nozes e o fermento. Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, e bata bem entre cada adição. Em seguida, adicione os ingredientes secos e bata apenas para misturar. Transfira a massa para a fôrma preparada. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Regue a assadeira com a água fervente para assar o bolo em banho-maria. Feche o forno e deixe assar por 45 minutos. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Caso o bolo esfrie completamente na fôrma, antes de desenformar, coloque em banho-maria para que o caramelo derreta.

Calda e cobertura

Ingredientes

1 XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR

1/2 XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA

6 A 7 UNIDADES DE BANANAS-NANICAS

Modo de preparo

Descasque e dívida cada banana em 3 fatias, no sentido do comprimento.
Numa panela, junte o açúcar e a água e misture até o açúcar dissolver, agitando a água o mínimo possível.
Leve ao fogo médio, até caramelizar, por cerca de 15 a 20 minutos. Com a presença de líquido, o açúcar pode cristalizar - isso é uma mudança física normal causada pela agitação. Se acontecer, não se desespere: basta continuar com o fogo baixo, até que o açúcar derreta novamente e caramelize. Se ainda assim o açúcar nas bordas continuar queimando ou cristalizando, passe um pincel de cerdas macias com um pouco de água na parte de dentro da panela, evitando o contato do pincel com a calda. Isso impede que o açúcar queime e atrapalhe todo o processo.
Transfira imediatamente para uma fôrma redonda, sem fundo removível, de cerca de 30 cm de diâmetro e gire até cobrir fundo.
Com cuidado para não se queimar, disponha as fatias de bananas, com o lado plano para baixo, preenchendo o fundo da fôrma.