TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Boeuf Bourguignon e Tarte Tatin

Receitas chiques e deliciosas no programa de hoje <3 Boeuf Bourguignon e Tarte Tatin

Boeuf Bourguignon e Tarte Tatin Receitas chiques e deliciosas no programa de hoje <3 Boeuf Bourguignon e Tarte Tatin
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Beto Almeida

2 a 4
Fácil
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

BOEUF BOURGUIGNON

TARTE TATIN

Modo de Preparo


BOEUF BOURGUIGNON:
Corte o músculo em cubos médios, junte as folhas de louro, o tomilho e cubra com o vinho. Leve à geladeira para marinar por, pelo menos, 1 hora (quanto mais tempo, melhor - de um dia para o outro é o ideal).

Coe a marinada utilizando uma peneira e reserve todo o líquido. Complete com água para obter um total de 2 xícaras.

Volte a carne para a tigela da marinada, tempere com sal, pimenta do reino e polvilhe a farinha de trigo. Misture com as mãos para envolver todos os cubos.

Leve uma panela de pressão ao fogo e espere aquecer bem. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne (em etapas, sem amontoar), regando com azeite a cada leva.

Coloque o bacon e mexa até começar a dourar. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos. Adicione o alho, o extrato de tomate e continue mexendo.

Junte a cenoura e o salsão, regue com o líquido da marinada reservado e misture bem para incorporar o sabor do refogado. Volte a carne para a panela e tempere com sal e pimenta a gosto.

Feche a panela de pressão e, quando pegar pressão, conte 35 minutos.

Higienize os cogumelos e corte-os pela metade ou em 4 partes.

Após o tempo de cozimento abra a panela e misture os cogumelos. Deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue a panela, misture a salsinha picada e sirva a seguir.


TARTE TATIN:
Descasque as maçãs, corte ao meio e retire as sementes. Deixe de molho na água com suco de ½ limão para não escurecerem.

Numa frigideira pequena (sautese) espalhe toda a manteiga e, sobre ela, espalhe todo o açúcar.

Disponha as maçãs sobre o açúcar, juntando-as bem, de forma a deixar o menor espaço possível entre elas, pois irão reduzir de tamanho durante a cocção.

Pingue algumas gotas de extrato de baunilha sobre as maçãs e esprema a outra metade do limão.

Cobra e leve ao fogo médio, até que o líquido desprendido das maçãs alcance a borda da frigideira.

Retire a tampa, baixe o fogo e deixe a calda reduzir até começar a caramelizar (leve dourado, cor âmbar).

Retire do fogo e reserve.

Corte a massa folhada com um diâmetro 2cm maior do que o diâmetro da borda da frigideira.

Cubra as maçãs com a massa.

Leve ao forno (200 graus) por aproximadamente 20 minutos (até dourar a massa). Retire do forno e desenforme ainda morna.

Leia mais sobre: