almoco,
almoco,

Baião de Dois sem carne, vinagrete de abóbora e Bolinho de tapioca

Baião de dois sem carne vinagrete de abóbora e Bolinho de tapioca. Confira mais essa receita deliciosa exibida no programa Cozinha Amiga!

Baião de Dois sem carne, vinagrete de abóbora e Bolinho de tapioca Baião de dois sem carne vinagrete de abóbora e Bolinho de tapioca. Confira mais essa receita deliciosa exibida no programa Cozinha Amiga!
Cozinha Amiga
Chef Beto Almeida

Ingredientes

Bolinho de Tapioca com Doce de Leite

Vinagrete de Abóbora

Baião de “Doido” (Baião de Dois sem Carne)

Modo de Preparo

Bolinho de Tapioca com Doce de Leite: Em uma tigela adicione a tapioca granulada, o coco seco, o açúcar, o sal e misture bem. Acrescente o leite de coco, a água fervente e mexa até homogeneizar. Cubra com filme plástico e deixe a massa descansar (em temperatura ambiente) por, aproximadamente, 1 hora - até que esteja firme para modelar. Modele em formato de croquetes ou bolinhas e frite em óleo quente. Retire do óleo e, em seguida, passe na mistura de açúcar e canela para finalizar. Sirva acompanhado de doce de leite.

Vinagrete de Abóbora: Descasque e fatie a cebola em meia-lua. Transfira para uma tigela, adicione 1 colher de vinagre, cubos de gelo e cubra com água. Mantenha a cebola de molho por, pelo menos, 10 minutos - para perder o ardor. Descasque e corte a rodela de abóbora ao meio, formando duas meias-luas. Com um descascador de legumes faça fitas da abóbora, o equivalente a 2 xícaras (chá). Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e, com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes. Pique as metades em cubinhos. Escorra a cebola e transfira para uma tigela. Junte as fitas de abóbora e a pimenta picada. Adicione o azeite, o suco do limão, o restante do vinagre e o coentro. Tempere com sal e sirva a seguir (ou mantenha refrigerado até o momento de servir).

Baião de “Doido” (Baião de Dois sem Carne): Aqueça uma frigideira, adicione metade da manteiga, metade do azeite e grelhe os cubos de abóbora até ficarem dourados. Tempere com sal e pimenta do reino enquanto estiverem grelhando. Retire as abóboras e reserve. Na mesma chapa adicione os cubos de queijo coalho e sele todos os lados até dourarem bem. Reserve. Em uma panela média aqueça a outra metade da manteiga e do azeite e refogue a cebola com o alho. Acrescente o arroz e frite bem antes de adicionar o líquido. Adicione a água (ou o caldo) e o feijão pré-cozido. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando o arroz estiver bem próximo do ponto, adicione os cubos de abóbora, os tomates e os cubos de queijo. Retire do fogo e finalize com o coentro (opcional) e cebolinha verde picados.

Veja também