Editar receita

Receitas +

 

Baião de dois

Volume
Resolução
0:00 / 0:00

Fácil
Baião de dois
27/06/2019
Patrícia Gonçalves - Chef de Cozinha e Blogueira


  • Total 01:00:00
  • Rendimento 10 porções

Conteúdo disponível em Mulheres.

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.

Complementos

Ingredientes

500 G DE CARNE DE SOL

1/2 KG DE MANDIOCA COZIDA

2 COLHERES (SOPA) DE MANTEIGA

Modo de preparo

Montagem:
Aqueça bem uma frigideira à parte, e coloque 1 fio de azeite e a carne de sol. Deixe frite um pouco, e coloque a manteiga para derreter. Mexa um pouco e depois coloque a mandioca cozida para que também frite levemente nesta manteiga. Enquanto isso, aqueça o fundo de uma panela grande, ponha azeite e manteiga de garrafa, refogue a cebola e a linguicinha picada. Adicione o arroz cozido, o feijão cozido com a carne seca, e vá misturando, colocando os demais ingredientes um a um: o queijo coalho, o tomate e cheiro verde picados e vá misturando delicadamente até derreter o queijo coalho. Sirva acompanhado da carne de sol e do aipim fritinhos na manteiga.

Arroz

Ingredientes

2 XÍCARAS (CHÁ) DE ARROZ

5 XÍCARAS (CHÁ) DO CALDO DO COZIMENTO DO FEIJÃO

2 COLHERES (SOPA) DE AZEITE DE OLIVA

2 COLHERES (SOPA) DE MANTEIGA DE GARRAFA

2 DENTES DE ALHO AMASSADINHOS

Modo de preparo

Refogue o alho no azeite de oliva e a manteiga de garrafa, junte o arroz cru e refogue mais um pouco. Use 5 xícaras do caldo escorrido, do feijão que você acabou de fazer, para cozinhar o arroz, por uma média de 18 minutos, mas observe para que ele fique soltinho e não grudado. Se achar necessário, pode até escorrê-lo.

Feijão

Ingredientes

250 G DE FEIJÃO DE CORDA (OU FRADINHO)

100 G DE CARNE SECA EM CUBOS

3 FOLHAS DE LOURO

3 DENTES DE ALHO AMASSADINHOS

1 L DE ÁGUA OU MAIS

AZEITE DE OLIVA A GOSTO

SAL A GOSTO

Modo de preparo

Refogue o alho, o louro e a carne seca no azeite de oliva. Coloque bastante água e o feijão e o sal. Deixe cozinhar até que fique macio, mas sem se desmanchar. Escorra e reserve o caldo em uma tigela e os grãos com a carne em outra. É importante que sobre bastante caldo, pois é com ele que iremos cozinhar o arroz. Caso seja necessário, coloque mais água.