TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Baião de dois

Que tal fazer uma receita deliciosa com um gostinho de Nordeste? Confira!

Baião de dois Que tal fazer uma receita deliciosa com um gostinho de Nordeste? Confira!
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Patrícia Gonçalves
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

Para o feijão  250g de feijão de corda (ou use fradinho caso você não ache) 100g de carne seca em cubos 3 folhas de louro 3 dentes de alho amassadinhos 1 colher de chá de cominho 1 colher de chá de colorau 1 litro de água azeite de oliva a gosto sal a gosto   Para o arroz 2 xícaras de arroz 5 xícaras do caldo do cozimento do feijão 2 colheres de sopa de azeite de oliva 2 colheres de sopa de manteiga de garrafa 2 dentes de alho amassadinhos   Para a montagem 500g de carne de sol 1/2 kg de mandioca cozida 200g linguicinha 200g de queijo coalho 1 cebola 2 tomates Cheiro verde 1/2 xíc de manteiga de garrafa 2 colheres de sopa de manteiga    

Preparo

Primeiro faça o feijão: Refogue o alho, o louro e a carne seca no azeite de oliva. Coloque bastante água e o feijão e o sal. Deixe cozinhar até que fique macio, mas sem se desmanchar. Escorra e reserve o caldo em uma tigela e os grãos com a carne em outra. É importante que sobre bastante caldo, pois é com ele que iremos cozinhar o arroz. Caso seja necessário, coloque mais água.

Agora o arroz: refogue o alho no azeite de oliva e a manteiga de garrafa, junte o arroz cru e refogue mais um pouco. Use 5 xícaras do caldo escorrido, do feijão que você acabou de fazer, para cozinhar o arroz, por uma média de 18 minutos, mas observe para que ele fique soltinho e não grudado. Se achar necessário, pode até escorrê-lo.

Aqueça bem uma frigideira à parte, e coloque 1 fio de azeite e a carne de sol. Deixe frite um pouco, e coloque a manteiga para derreter. mexa um pouco e depois coloque a mandioca cozida para que também frite levemente nesta manteiga.

Enquanto isso, aqueça o fundo de uma panela grande, ponha azeite e manteiga de garrafa, refogue a cebola e a linguicinha picada. Adicione o arroz cozido, o feijão cozido com a carne seca, e vá misturando, colocando os demais ingredientes um a um: o queijo coalho, o tomate e cheiro verde picados e vá misturando delicadamente até derreter o queijo coalho.

Sirva acompanhado da carne de sol e do aipim fritinhos na manteiga.

Avalie essa receita

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(Sem avaliações ainda)
Carregando...
Leia mais sobre: