TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Arrumadinho de Charque

E quem não gosta de uma boa comida nordestina? A Chef Patrícia Gonçalves prepara um delicioso Arrumadinho de Charque.

Arrumadinho de Charque E quem não gosta de uma boa comida nordestina? A Chef Patrícia Gonçalves prepara um delicioso Arrumadinho de Charque.
Logo do programa Cozinha Amiga
Chef Patrícia Gonçalves
ícone de impressora

Imprimir

Ingredientes

  • 800g de Charque Com Pouca Gordura
  • 500g de Feijão Fradinho
  • 200ml de Manteiga de Garrafa
  • 3 Colheres de Sopa Cheias de Manteiga Cremosa (comum)
  • 2 Cebolas Grandes Picadinhas
  • 500 g de Farinha de Mandioca Fina
  • 1 Tomate Vermelho
  • 1 Tomate Verde
  • Cheiro Verde a Gosto
  • Azeite de Oliva a Gosto

Preparo

Numa tigela, coloque o feijão fradinho, cubra com água e deixe de molho por 1h.

 
Em outra tigela, faça o mesmo com o charque para dessalgar e troque a água de 2 em 2h se necessário, pelo menos 3 vezes.

 
Na panela de pressão, coloque o feijão (já escorrido) com 3 xícaras de água e corte 3 pedacinhos do próprio charque e coloque dentro da panela para dar gosto. Após pegar pressão, cozinhe por 10 minutos.

 
Enquanto isso, escorra a água da carne, aqueça a panela e coloque o charque aos poucos na frigideira quente. Aos poucos, vá colocando manteiga de garrafa suficiente. Caso a panela esteja muito quente, coloque uns fios de azeite de oliva para evitar que a manteiga queime. Frite a carne de forma homogênea, virando os lados quando necessário.

 
Derreta a manteiga em outra frigideira e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente sal a gosto e a farinha, mexendo imediatamente para evitar que escalde. A quantidade de farinha pode variar, portanto você pode dosar a quantidade ideal, caso goste de uma farofinha mais molhada ou mais sequinha. Reserve.

 
Pique os tomates, o cheiro verde e mistura ao feijão cozido, já escorrido (descarte a água do cozimento, caso sobre), fazendo uma salada de feijão fradinho.

 
Monte o refratário ou potinhos individuais da seguinte forma: primeiro a carne, por cima a salada de feijão e, por último a farofinha, deixando tudo bem arrumadinho!
Leia mais sobre: