TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Quais são os cargos para votar nas Eleições 2022?

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Quais são os cargos para votar nas Eleições 2022?

Publicado em: 23/09/2022 - Última atualização: 05/12/2023 - 23h07

As eleições 2022 já tem data marcada no calendário brasileiro. No dia 02 de outubro, primeiro domingo do mês, os eleitores irão às urnas no primeiro turno. Antes de mais nada, é preciso conhecer quais são os cargos para votar nas eleições e as funções de cada um. A disputa será para os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Contudo, nos cargos políticos de presidente e governador, um segundo turno pode ocorrer eventualmente. A segunda votação acontece caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos durante o primeiro turno, em exceção de votos brancos ou nulos.

Assim sendo, o segundo turno acontece no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Cada um dos cinco cargos possui atribuições e responsabilidades diferentes. Veja quais são as funções dos cargos para votar nas eleições em https://youtu.be/1uPF1EQb4Eo ou acompanhe a seguir um breve resumo e prepare-se desde já:

Banco de Imagem

Deputado federal 

Aprova, cria, altera ou reprova projetos de leis ao mesmo tempo. Fiscaliza o Governo e sugere alterações constitucionais. Desenvolve funções na Câmara dos Deputados e participa na construção de políticas públicas. Tem a possibilidade de abrir um processo de impeachment contra o presidente da república, o vice e os ministros. O número de eleitos é proporcional aos habitantes de cada estado e não há restrição de tempo para reeleição.

 

Deputado estadual

Suas tarefas são semelhantes às do deputado federal. Fiscalizam governadores, cumprem tarefas administrativas e também produzem políticas públicas. Do mesmo modo, não tem um tempo máximo para permanecer no mandato. Em contrapartida, seu salário é um valor menor.

 

Deputado distrital

Possui a mesma função e tempo de mandato dos deputados federais e estaduais. Suas atribuições são desenvolvidas da Câmara Legislativa do Distrito Federal e funções de vereadores também podem ser assumidas.

 

Senador

Trata de questões mais gerais que representam a sociedade. Ou seja, a elaboração de leis e aprovação de ministros e titulares de outros cargos determinados por leis. Além disso, pode processar e julgar o presidente, seu vice, os ministros de Estado e comandantes das Forças Armadas. Em geral, cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores para um mandato de oito anos. Nas eleições de 2022, cada unidade da federação irá escolher um senador.

 

Governador

Eleito por quatro anos, detém o poder máximo de um distrito ou estado. Administra a unidade federativa e representa em ações políticas, jurídicas e administrativas. Por fim, relaciona-se com as forças de segurança; corpos de bombeiros militares, polícias militares, civis ou penais.

 

Presidente da República

É a autoridade máxima do Poder Executivo. Exerce o comando supremo das Forças Armadas e mantém relações com os estados estrangeiros. Além de nomear e exonerar ministros do Estado, trabalha juntamente com eles. Também nomeia comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. Pode vetar projetos de lei de forma total ou parcial e editar decretos ou medidas provisórias com autorização do Congresso Nacional. Com a mesma autorização, pode declarar guerras se estiver sob ameaça externa. O mandato é de quatro anos com apenas uma chance de reeleição.

Notícias Relacionadas