TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Spas e clínicas de massagem crescem com tratamentos terapêuticos diferenciados

Segmento tem atraído um público cada vez mais fiel e apreciador de terapias relaxantes e exóticas, que proporcionam saúde, equilíbrio, prazer e bem-estar

Publicado em: 11/08/2020 - Última atualização: 02/08/2023 - 16h01

Segmento tem atraído um público cada vez mais fiel
e apreciador de terapias relaxantes e exóticas, que
proporcionam saúde, equilíbrio, prazer e bem-estar

Em crescimento constante – mesmo em momentos de dificuldades econômicas como o atual –, o mercado de saúde e bem-estar tem encontrado no segmento de massagens uma saída positiva para continuar operando de forma eficaz.

As massagens têm se apresentado ao público como uma série de opções de técnicas relaxantes, a exemplo da massagem tântrica e de alternativas curiosas, inclusive que utilizam procedimentos com lâminas e seiva extraída de cactos, entre outras.

De acordo com Associação Brasileira de Massoterapia Clínica (Abramc), existem quase 100 variedades de massagens disponíveis, cada qual apropriada para um tipo de pessoa e necessidade física e psíquica específica.

Conheça um pouco mais sobre alguns procedimentos:

Liberação miofascial. Relaxa e alonga os músculos, a fáscia (tecido de conexão) e estruturas relacionadas por meio de pressão suave.

Pedras quentes (termoterapia). Auxiliam e potencializam os efeitos da massagem. É uma ótima alternativa contra a dor e o desconforto. As pedras são aquecidas e ungidas com óleo para deslizar pelo corpo.

Massagem craniossacral. É realizada com suave pressão na cabeça e espinha para corrigir desequilíbrios corporais.

Massagem de acionamento. Aplicada em áreas mais macias onde os músculos foram danificados. A pressão ajuda a aliviar espasmos e dores.

Massagem de aromaterapia. Usa óleos essenciais de plantas, que agem sobre o humor da pessoa, ao estimular estruturas do cérebro onde são armazenadas as emoções e a memória.

Massagem linfática. Adrenagem linfática manual é uma das mais populares. Esta técnica drena o excesso de linfa, fluido sem cor que ajuda no combate a infecções e doenças.

Massagem sueca. Visa melhorar o fluxo sanguíneo pelo corpo, pois ajuda a remover impurezas de tecidos, além de atuar no alongamento e alívio de ligamentos e tendões.

Quickmassage (massagem na cadeira). Cada vez mais presentes em locais públicos, como shoppings e praças, é praticada com a pessoa sentada em uma cadeira. Reclinada para a frente, recebe massagens rápidas nos membros superiores.

Reflexologia podal. Trabalha com estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos particulares dos pés. A técnica identifica, previne e trata distúrbios e desequilíbrios emocionais.

Rolfing. Tem o objetivo de realinhar o corpo para que conserve energia, libere tensão e funcione melhor.

Shiatsu. Bastante conhecida, esta técnica é realizada com o massagista fazendo pressão suave com os dedos e as mãos em pontos específicos do corpo. Alivia dores e melhora o fluxo de energia.

Massagem com colheres. Criado para evitar e suavizar sinais de expressão, o procedimento é realizado com o resfriamento de colheres em água gelada. Esses talheres são passados pela região das pálpebras.

Massagem tântrica. É um ato físico de toque que visa o máximo aproveitamento da energia sexual no corpo. A técnica redistribui as energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade e proporcionando vivências mais intensas. Inclui manobras sutis dos dedos, estimulando os canais sensoriais de todo o corpo, com os objetivos de despertar a bioeletricidade e a sensorialidade e distribuir a energia equanimemente.

Tipos exóticos

O segmento de massagens é muito abrangente, dispondo de variadas técnicas, e neste meio há procedimento curiosos, que são aplicados por profissionais em clínicas e spas. Veja alguns exemplos:

Cactos

Já aplicada no México, esta massagem utiliza o líquido do interior dos cactos. Esse fluido é usado no preparo de um creme para a realização deste procedimento. O produto hidrata a pele e proporciona sensação de relaxamento.

Fogo

Esta inusitada técnica criada na China, durante um rigoroso inverno, é utilizada para relaxamento e fins terapêuticos. O profissional aplica um pano umedecido com líquido inflamável sobre as costas do paciente e ateia fogo. Em seguida, abafa as chamas com outro pano. Acredita-se que esta massagem reforça o sistema imunológico contra gripes e resfriados.

Facas

Realizada até hoje na China, esta massagem foi criada dois mil anos atrás. Usam-se facas longas (de açougueiro). Sentado ou deitado, o cliente é untado com óleo nos seus ombros e costas, que são cobertos por um tecido macio para proteger a pele das laminas. Com o objetivo de aliviar o estresse, as lâminas pressionam os pontos meridianos, os mesmos do Shiatsu.

 

**Conteúdo de marca