TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Cinco melhores filmes brasileiros no Netflix

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Cinco melhores filmes brasileiros no Netflix

Publicado em: 30/07/2019 - Última atualização: 02/08/2023 - 16h02

Uma das melhores maneiras de aprender mais um pouco sobre a realidade do Brasil é mergulhar nos meios da cultura brasileira e há muitas razões para aprender sobre a nossa cultura assistindo filmes brasileiros: isso lhe dará uma maior compreensão do que como a vida é aqui no nosso país e vai ajudar a mergulhar na nossa perceção do mundo.

Deixamos aqui uma lista dos melhores filmes, cinco, que melhor descrevem a realidade do brasil, com detalhe, imparcialidade e rigor. São cinco filmes a não perder, mesmo que conheça as histórias ou a realidade por eles retratados, num Netflix perto de si.

1 – Cidade de Deus – 2002

Este filme é uma adaptação realizada por Bráulio Mantovani a partir do livro com o mesmo nome escrito por Paulo Lins. Ele retrata a visão de dois meninos dos subúrbios sobre muitos aspetos do crime organizado, como este nasceu e cresceu, na Cidade de Deus, uma comunidade brasileira localizada no oeste do Rio de Janeiro. Um fato interessante é que muitos atores do filme foram recrutados das favelas brasileiras.

Sobre os mesmos, e como bónus, há também um documentário que mostra como os atores estão 10 anos depois. Chama-se Cidade de Deus – 10 anos depois.

2 – Tropa de Elite – 2007

Um retrato íntimo de policiais brasileiros impiedosos tentando lutar contra um complexo de corrupção envolvendo traficantes e criminosos que existe nas favelas brasileiras, antes que o papa venha ao Rio de Janeiro. Isto enquanto um capitão procura um sucessor à sua altura, para poder tirar a sua reforma. Têm uma continuação, o Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, que foi lançada no dia em 2010.

3 – Lixo Extraordinário – 2010

Desta vez temos um documentário de colaboração britânico-brasileira sobre o artista Vik Muniz, quecolaborava com um grupo de catadores de materiais recicláveis para criar obras de arte pessoais. Um bom exemplo pessoal de como se pode reutilizar desperdício em arte, ajudando o ambiente e a comunidade. O dinheiro criado pela venda das obras de arte e o prêmio em dinheiro do prêmio de cinema foram entregues aos catadores, a fim de os ajudar bem como a sua comunidade.

4 – Abril Despedaçado – 2001

Um drama sobre um jovem começa a questionar a tradição de violência entre famílias rivais que vivem em uma comunidade agrícola remota, depois que seu pai planeja vingar a morte de seu irmão. Este filme ganhou o prêmio Little Golden Lion no Festival de Veneza de 2001. Uma pequena curiosidade, foi com este filme que o ator Rodrigo Santoro ganhou visibilidade internacional o que lhe trouxe convites para filmar fora do Brasil.

5 – Cidade dos Homens – 2007

Como Cidade de Deus, este filme retrata a realidade de dois jovens amigos que, alem de viverem os dramas típicos da adolescência, tentam descobrir o passado sobre seus respetivos pais no meio de uma batalha entre gangues de drogas rivais nas favelas do Rio de Janeiro.