TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Jardinagem como terapia; faça seu próprio jardim no pote!

A jardinagem pode ser um tratamento terapêutico muito eficiente para diminuir o estresse.

Publicado em: 29/08/2017 - Última atualização: 01/07/2022 - 13h51

Você conhece o termo “biofilia”? A palavra foi criada na década de 1980 pelo pesquisador e biólogo norte-americano, Edward O. Wilson e significa literalmente “amor pela vida”.

A hipótese de Wilson diz que o ser humano possui uma ligação emocional inata com todos os seres vivos. Um sentimento que carregamos em nossos genes durante toda a história da humanidade, uma vez que nossa espécie sempre esteve em contato profundo com a natureza. Por este motivo, estar perto da fauna e da flora seria uma espécie de remédio ou relaxante natural.

Foi saindo deste princípio que, em 2002, a equipe do Núcleo de Saúde Mental de Ilha Solteira (CERDIF) criou um projeto de jardinagem como terapia ocupacional, e assim, de uma forma tão simples, mudar significativamente a qualidade de vida de seus pacientes.

Os efeitos desta relação podem ser sutis, mas ao mesmo tempo muito eficientes, como conta a psicóloga do CERDIF, Rita Chaguri. “A maior mudança é no estado do humor, eles se sentem mais importantes, mais integrados socialmente. Percebemos até mesmo a diminuição da medicação”, conta.

Rita reconhece a natureza como “elemento de ligação que promove os vínculos sociais”, não algo restrito apenas a pessoas que passam por algum tipo de tratamento médico ou psicológico. “A responsabilização com verde traz a questão do cuidado. Nos tornamos cidadãos quando nos fazemos parte de uma esfera do coletivo”, conclui.

No entanto, infelizmente, nem todos possuem espaço ou tempo suficiente para cultivar um jardim de grande porte, mas isto não é impedimento para que você tire algumas horas do seu dia para relaxar e fazer você mesmo um miniecossistema autossustentável para decorar a sua casa.

Popularmente conhecidos como terrários, micro landscape, ou simplesmente jardins no pote, esses pequenos compartimentos podem ser uma ótima saída para quem gosta de cultivar plantas dentro de casa e não quer ter muito trabalho. Não se preocupem, para fazer o seu é muito fácil!

Confiram o passo a passo a baixo. Você vai precisar dos seguintes objetos:

 

Um pote de vidro limpo


Pode ser recipientes que guardamos em casa, por exemplo, potes de azeitonas, palmito ou geleia. Não se esqueça de esterilizar bem o recipiente para que sua plantinha não tenha nenhuma doença!

 

Pedrinhas de aquário ou cascalho

Você vai colocar dois dedos de pedrinhas ou cascalho no fundo do pote, pois é onde a água ficará armazenada. Mais uma vez, lembre-se de limpar bem esses materiais também, eles podem soltar resíduos no seu pote!

 

Carvão

Não é necessário colocar muito, apenas algumas pedrinhas de carvão para drenar a água do seu pote.

 

Areia

A próxima camada será formada por areia, aproximadamente um dedo. Lembre-se que este também pode se tornar um elemento decorativo do pote, então não se preocupe em “esconder” as camadas.

 

Terra bem adubada

Coloque uma camada de terra úmida e propriamente adubada, aproximadamente dois dedos.

 

Plantas

Chegou a hora do nosso jardim tomar forma! Escolha algumas espécies de plantas, de preferência aquelas que gostam de ambientes úmidos, como musgos, fitonia, pequenas samambaias, mini violeta havaiana, pequenas bromélias, peperômia etc.
Evite cactos ou suculentas para jardins fechados, caso queira muito trabalhar com essas espécies é recomendável que você construa um terrário sem tampa.

 

Hora de se divertir!


Agora chegou a hora mais terapêutica e relaxante do processo, quando você começa a montar seu jardim e a decorá-lo com pequenas pedras, objetos e bichinhos.

 

Prontos para fechar o pote?

Antes de fechar o pote certifique-se que tudo esteja no lugar e depois regue até que a parte inferior de pedrinhas e cascalhos, apenas, esteja coberta. Caso tenha colocado água demais, não se preocupe, deixe seu jardim aberto por alguns dias até que o excesso evapore.

Viu como é fácil? Agora não tem mais desculpa para não ter o seu jardim dentro de casa. Reunimos mais algumas ideias para você se inspirar!

Notícias Relacionadas