TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Utilidade Pública: Descarte Correto de Lixo

Você sabe o que fazer com o lixo que você produz? Saiba como descartar o lixo corretamente!

Publicado em: 14/03/2022 - Última atualização: 15/07/2022 - 15h58

Você sabe como descartar corretamente o lixo? A TV Gazeta lança campanha de orientação sobre como dar destino a itens que não utilizamos mais.

 

BATERIA DE CARRO

 

 

As baterias de carro contêm metais pesados que agridem a natureza. Por isso, é importante descartá-las de forma correta.

 

O ideal é embalá-las em um saco plástico resistente para evitar vazamentos e contato com a umidade. Lembre-se ainda de armazenar as baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais.

 

Depois de fazer a separação correta, procure o ponto de venda mais próximo da sua casa. Todos os estabelecimentos que comercializam baterias automotivas são obrigados a aceitar a devolução de baterias usadas de qualquer marca.

 

Você também pode encontrar o posto de coleta mais próximo da sua residência nos sites:

 

Prefeitura de São Paulo

Recicla Sampa

eCycle

 

 

BATERIA DE CELULAR

 

 

A toxicidade das substâncias no interior das baterias de celulares contamina o solo e a água, trazendo grandes problemas para a população.

 

As empresas que produzem e revendem equipamentos eletrônicos são responsáveis por procedimentos de acondicionamento, recolhimento e destinação correta de seus produtos após o consumo.

 

Por isso, ao invés de jogar a bateria usada no lixo comum, você deve entregá-la na loja de sua operadora ou nas lojas oficiais das fabricantes de celulares. Também é possível entrar em contato com o fabricante do seu aparelho; que é o responsável por informar ao consumidor os locais de descarte e coleta desses produtos.

 

Mas para encontrar o ponto de coleta mais próximo da sua casa, acesse:

 

Prefeitura de São Paulo

Recicla Sampa

eCycle

 

 

COMPUTADOR

 

 

O descarte correto de computadores é uma forma vital de manter resíduos tóxicos fora dos aterros sanitários e conservar os recursos naturais.

 

Se você está trocando o seu computador por um novo, a doação do antigo pode ser a melhor opção. Os computadores que ainda funcionam recebem uma cara nova e vão para quem precisa. Mesmo aqueles mais antigos podem ser reaproveitados, pois contém materiais recicláveis como plásticos, cobre e prata, entre outros. Também é possível devolver o PC ao fabricante, que será responsável pela destinação correta de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos.

 

Para procurar o posto de reciclagem mais próximo, acesse:

 

Prefeitura de São Paulo

Recicla Sampa

eCycle

 

 

ENTULHO DE OBRA

 

 

O entulho de obra ou de reforma não podem ser descartados de qualquer maneira. Existem legislações que abordam o tema; as duas principais são: a resolução 307/2002 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e a lei 12305/2010.

 

Há algumas formas corretas de descartar esse tipo de material, são elas:

 

-Ecopontos: locais que fazem recolhimento voluntário de entulho de obra em pequenos volumes (até 1 metro cúbico, ou aproximadamente 18 sacos).

 

– Caçamba:  é a forma mais utilizada, onde o munícipe contrata uma empresa que irá remover o resíduo gerado pela obra e fará o descarte em local apropriado e regulamentado. Mas atenção! É importante pesquisar a empresa contratada para saber se eles fazem o descarte correto.

 

– Coleta convencional:  caso não seja muito resíduo, o entulho pode ser colocado na coleta seletiva; a prefeitura de São Paulo retira um limite de 50kg por dia.

 

Para descobrir onde estão os ecopontos da sua cidade, entre nos sites:

 

Prefeitura de São Paulo

Recicla Sampa

eCycle

 

 

MEDICAMENTOS

 

 

O descarte incorreto de medicamentos apresenta riscos à água, ao solo, aos animais e à saúde pública.

 

Por isso, leve os medicamentos e as embalagens secundárias (cartuchos) até um ponto de coleta ou farmácias e drogarias (grandes redes).

 

Em cada loja participante, existe uma estação coletora que foi desenvolvida dentro das normas de segurança visando atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos.

 

O primeiro passo é verificar a data de vencimento de seus medicamentos e separar os vencidos daqueles que você sabe que não serão mais usados.

 

Depois, leve a uma estação coletora e siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.

 

Para encontrar o ponto de coleta mais próximo da sua casa, acesse:

 

Prefeitura de São Paulo

Recicla Sampa

eCycle

 

 

ÓLEO DE COZINHA

 

 

Cada litro de óleo de cozinha, quando despejado no ralo, é suficiente para contaminar 25 mil litros de água.

 

Para um descarte correto, armazene o óleo usado em garrafas pet e leve para postos de coleta. Atualmente, a prefeitura e empresas especializadas atuam neste recolhimento.

 

O óleo descartado corretamente, é reaproveitado para produção de sabão e biodiesel, além de evitar impermeabilização do solo, causando enchentes, e entupimentos de tubulações.

 

Encontre aqui o ponto de entrega mais próximo de você:

 

Prefeitura de São Paulo

Recicla Sampa

eCycle

 

 

ROUPAS

 

 

Se forem jogados em lixo comum, os têxteis, no processo de decomposição, liberam gás de aterro, uma poderosa mistura de gases tóxicos, incluindo dióxido de carbono e metano.

 

Quando não desejar mais utilizar alguma roupa, caso ela ainda esteja boa para uso, doe para instituições que recebam e repassem essas peças. Você também pode anunciá-las nas redes sociais e/ou aplicativos de revenda e ganhar um dinheiro extra.

 

Caso as roupas não estejam boas para uso, você pode transformá-las em pano de chão para limpeza de ambientes.

Existem ainda organizações não-governamentais que fazem o recolhimento de peças para reciclar e produzir novas peças, tais como bolsas, tapetes, entre outros.

 

O importante é: em hipótese alguma jogue peças de roupas no lixo comum.

 

Ou encontre o ponto de doação mais próximo em:

 

Exército Doações

Aquece SP