São Paulo, pedaço do mundo

Há 90 anos, o jornal “A Gazeta”, comandado pelo jornalista Cásper Líbero, fez uma volta ao mundo sem sair de São Paulo. Na semana em que a cidade comemora 464, vamos recontar essa história na série de reportagens “São Paulo, pedaço do mundo.”

A nossa história começa no departamento de arquivos da Gazeta. São mais de 1000 volumes de jornais encadernados com várias reportagens importantes para a cidade. Uma delas, feita em 1927, era audaciosa para a época e é o tema do nosso primeiro episódio.

Primeiro episódio

Dar a volta ao mundo em uma semana sem sair de São Paulo! Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Síria e Japão. Foi a bordo de um Chevrolet Ford que os jornalistas passaram por ruas e bairros em que moravam várias comunidades estrangeiras na capital paulista.

Essa aventura você confere no primeiro episódio da série “São Paulo, pedaço do mundo.”

 

Segundo episódio

Continuamos o nosso giro internacional por ruas paulistanas.

No segundo episódio, vamos conhecer um pouco da culinária, da cultura e dos costumes africanos de Camarões e Senegal.

 

Terceiro episódio

Nesta semana em que se comemora o aniversário da cidade, vamos conhecer um pouco da influência dos países europeus na zona leste de São Paulo.

 

Quarto episódio

São Paulo – e também a TV Gazeta – comemoram aniversário. Há 464 anos, a cidade que se tornou a maior do Brasil foi fundada. E há exatos 48, a nossa emissora entrou no ar. Veja como a cultura da Coreia conquista a cidade.

 

Quinto episódio

São Paulo é construída por várias nacionalidades. Já mostramos um pouco sobre como europeus, africanos e asiáticos influenciam a metrópole. No último dia da série “São Paulo, pedaço do mundo”, inspirada por reportagens publicadas no jornal “A Gazeta”, em 1927, você vai ver como imigrantes da América Latina se espalham por aqui.

 


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.