TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Será que os melhores jogadores do basquete são sempre os que acertam tudo?

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Será que os melhores jogadores do basquete são sempre os que acertam tudo?

Publicado em: 18/10/2021 - Última atualização: 02/08/2023 - 15h58

Você já parou para pensar como a ideia de um atleta melhor costuma estar ligado ao quanto ele acerta? No basquete, isso não é diferente, e é sobre esse assunto que falamos logo mais!

Reflita um pouco: quem são os jogadores de futebol que mais se destacam na temporada? Normalmente é o artilheiro, não é mesmo? No basquete não é diferente.

Assim como a torcida espera pelos gols no futebol, quer ver pontos sendo feitos no basquete. Isso acaba por colocar os holofotes nos cestinhas da NBA, e deixar um pouco de lado os melhores armadores, os melhores defensores etc. Mas será que isso é justo?

Melhores jogadores em lances livres

No basquete, os lances livres são como as faltas no futebol: uma tentativa parada de fazer pontos no jogo.

Até mais do que no futebol, os lances livres são bastante expressivos nos jogos, e fazem grande diferença na pontuação dos times.

Isso acaba por destacar alguns jogadores em sua tarefa de arremessos livres, conforme publicação do Betway Insider, blog de palpites na NBA . Stephen Curry, por exemplo, é o mais bem-sucedido da NBA nesse tipo de jogada.

Ele acertou nada menos do que 90,6% das suas tentativas em jogos. Foram 3.222 arremessos em lances livres, e Curry acertou 2.922. Hoje, o atleta joga hoje pelo Golden State Warriors.

Steve Nash, já aposentado, é outro que se destaca na lista de melhores arremessadores da história da NBA. Seu índice de acertos é de 90,4%. Dos seus 3.384 arremessos em lances livres na NBA, ele acertou 3.060.

Um terceiro que podemos destacar é Mark Price, que tem percentual de acerto de 90,315%. Pierce também já se aposentou, mas deixou seu nome na história ao ter sucesso em 2.135 dos 2.362 lances livres que fez.

Melhores jogadores da NBA versus lances livres

A lista de melhores jogadores da NBA para a temporada 2021-22 é um exemplo de como acertos não têm a ver exatamente com qualidade do atleta.

Dos 30 nomes listados pela NBA, apenas dois deles são considerados bons arremessadores de lances livres.

Primeiro, Stephen Curry, que apresentamos agora há pouco. Ele tem índice de acerto de 90,6% em seus lances.

O segundo é Damian Lillard. Dos 4.207 arremessos que já realizou, o jogador acertou 3.758 deles. O percentual de sucesso dele é de 89,3%.

Os melhores jogadores de basquete acertam tudo?

Mais do que ser o melhor em algo, ter sucesso nos arremessos livres tem a ver com o psicológico dos jogadores.

“É uma questão de prática, de repetição, de automatizar o movimento, e também uma questão mental. Isso tem que ser treinado também, estar forte mentalmente e se sentir confiante”, destaca o comentarista da NBA Guilherme Giovannoni, em entrevista concedida à Betway, site de apostas NBA .

“Claro que o erro tira um pouco a confiança do jogador. Ele sabe que tem toda a tensão em cima dele naquele momento. É uma questão de fato psicológica”.

Dessa forma, muitos jogadores podem ser ótimos nos jogos, mas péssimos nos lances livres. E vice-versa. É normal que os atletas tenham maior talento para um lance ou outro.

Há atletas que se destacam, por exemplo, pelo porte físico e a força em bloquear lances do adversário. Há aqueles que são mais rápidos; os habilidosos em driblar; os que conseguem trabalhar jogadas com a equipe etc.

Para muita gente, por exemplo, LeBron James é o melhor jogador da história da NBA. Melhor até que Michael Jordan, que fez história como jogador e como empresário fora das quadras.

O que destaca LeBron James é sua liderança e qualidades como atleta. Que se movimenta nos jogos e estimula sua equipe ao mesmo tempo.

Mas apesar de tão elogiado, James é o primeiro a admitir que deixa muito a desejar nos lances livres. Principalmente em jogos decisivos: ele erra.

Ou seja, estar na lista dos melhores jogadores de basquete da NBA vai bem além de acertar tudo. Quem se destaca faz isso por suas qualidades dentro da quadra, considerando acertos e erros. E é o que deveria contar para os demais atletas também.

 

*** conteúdo de marca ***