5 Medidas de Segurança Cibernética Para Trabalhadores Remotos

Atualmente, ser um trabalhador remoto nunca foi tão necessário. Não só isso, alguns países insistem que as pessoas que podem trabalhar em casa façam isso. Mas trabalhar de forma remota não é tão simples quanto pode parecer, não só pela questão técnica de montar um escritório em casa, mas também pela questão da segurança cibernética. Agora que o número de trabalhadores remotos não para de crescer, há muitas pessoas mal intencionadas que veem isso como uma oportunidade para cometer fraudes, roubar dados e outros tipos de crimes que fazem dos trabalhadores remotos as vítimas. Nem todo mundo sabe como se proteger dos criminosos virtuais, por isso separamos 5 medidas que você deve tomar para aumentar o seu nível de segurança.

 

Use um computador só para trabalho

Ter um computador para trabalho e para outras atividades é um péssimo caminho a ser seguido. O tamanho do risco que você se expõe está diretamente relacionado com o tipo de atividade que você faz no seu computador. Por exemplo, acessar redes sociais, deixar que filhos ou crianças acessem jogos e atividades similares já apresenta um certo risco. Você precisa entender que há muitos sites por aí que são apenas fachada para pessoas mal intencionadas. No que diz respeito as redes sociais, há pessoas que podem usa-las para enviar arquivos ou sites que podem te causar problemas. O melhor que você pode fazer é deixar um computador apenas para trabalho e outro para diversão e outras atividades. Hackers são pessoas bastante criativas e infelizmente isso é um problema para usuários comuns.

 

Sempre criptografe seu tráfego

Quando você está isolado do resto do mundo, é bem mais fácil se proteger contra ataques cibernéticos. Infelizmente isso é quase impossível para um trabalhador remoto. Precisamos de conexão com internet para trabalhar, ao menos é assim para a maioria. Portanto, você precisa proteger o que faz online. A primeira medida a ser tomada é usar um bom VPN. Para quem não sabe o que é VPN, trata-se de um túnel que protege a sua conexão. Há pessoas que podem literalmente sequestrar a sua conexão, o VPN impede que isso aconteça. Outra dica importante para proteger sua conexão é manter senhas fortes para o seu roteador. Nada de datas de aniversário e sequências bobas como 1234. Seja criativo na hora de criar sua senha. O melhor que você pode fazer é usar uma sequência de caracteres aleatórios.

 

Proteja seu computador

Não só a sua conexão com a internet, você precisa tomar conta do seu computador. Mesmo sendo você o único usuário da máquina, a partir do momento que você tem uma conexão com a internet, algo obrigatório para quem está trabalhando já que é importante ter uma máquina atualizada, você fica exposto a certos riscos. Para proteger o seu computador, é necessário um bom antivírus, isso se você estiver usando sistemas convencionais como o Windows. Para quem usa Linux e outras versões de software livre, a necessidade de um bom antivírus desaparece, mas se esse não é o seu caso, não se esqueça de usar o antivírus. Algumas pessoas se contentam com a versão gratuita desse tipo de software, mas é de conhecimento comum que as versões pagas são melhores, então faça esse esforço para proteger seu computador.

 

Se atualize sobre medidas de segurança na internet

Infelizmente, fraudes, vírus e todo tipo de ameaça na internet aparecem constantemente. Você precisa se manter atualizado para que possa se proteger da melhor forma possível. A melhor forma de fazer isso é acessando portais de notícias com seções focadas em tecnologia. O Tecmundo é um bom exemplo e portal que você pode acessar.

 

Não permita o acesso de terceiros ao seu computador

Por mais que você confie nas pessoas, não é uma boa ideia deixar terceiros acessarem sua máquina. Até porque elas podem provocar danos sem querer. Por exemplo, elas podem colocar um pen drive infectado na sua máquina sem saber do problema, podem acessar sites que aparentam serem seguros quando na verdade são fachadas usadas para hackers e etc. Sua ferramenta de trabalho, o seu computador, é para você e apenas para trabalho. É incrível que alguns trabalhadores remotos deixam até os filhos, crianças, usarem suas máquinas de trabalho. Não é à toa que o número de computadores infectados e o número de fraudes na internet é tão grande.

 

Considerações finais

Trabalhar em casa por si só pode ser um desafio, quando se leva em consideração os perigos cibernéticos, pode ser um problema. Faça um esforço para não se tornar uma estatística negativa. Seguindo todas as dicas mencionadas neste artigo, você vai estar se posicionando para trabalhar de maneira remota com segurança. Ao tomar essas medidas, você vai conseguir ser mais produtivo já que só tem o seu trabalho para se preocupar.

 

*conteúdo de marca