TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Pelé, um ídolo atemporal

Escolher as melhores partidas de futebol de todos os tempos é uma tarefa um pouco complicada, pois vários aspectos devem ser levados em conta como: equilíbrio competitivo entre os times, qualidade do Jogo, desempenho individual e em grupo dos jogares, o próprio “show” em si, e, claro, quanto vale o jogo, qual título, qual campeonato.

Vejamos alguns deles no bsb.com.br

 

6. França x Portugal (Euro 2000 SF)

Gols: 2-1

Por que foi importante?

 

Os dois melhores jogadores europeus de sua geração, Zinedine Zidane e Luiz Figo, estavam disputando uma vaga na final contra a Itália.

Portugal liderou o primeiro tempo. A França empatou no segundo tempo em uma jogada de Thierry Henry e Nicolas Anelka.

O que mais chama a atenção nessa semifinal altamente disputada é a classe admirável de Zidane. O mestre francês realizou uma de suas melhores atuações vestindo a camisa The Tricolore e derrubou todas as dúvidas de que ele, realmente, era o maior jogador europeu de sua geração.

É justo que o jogo tenha terminado com Zidane batendo um pênalti de ouro contra o goleiro português, Vitor Baia, nos momentos finais da prorrogação para levar a França à final.

 

5. Brasil x Inglaterra (Competição de Todos Contra Todos de 1970)

Gols: 1-0

Por que foi importante?

 

Esse confronto tão esperado entre os dois últimos Campeões Mundiais (na época) foi anunciado como “A Final que Nunca Foi”. E cumpriu sua promessa.

É a partida dos superlativos! O maior jogador de todos os tempos, Pelé, estava no auge de seu sucesso. Após um cruzamento perfeito de Jairzinho, o chute de Pelé foi defendido pelo goleiro.

Ambas as equipes foram capazes de resistir à melhor jogada do adversário por mais de uma hora.

O desempate chegaria aos 63 minutos, quando Jairzinho marcou o gol da vitória, com uma ajuda magistral de Pelé.

 

4. Alemanha Ocidental x Hungria (final da Copa do Mundo de 1954)

Gols: 3-2

Por que foi importante?

 

Anunciada como “O Milagre de Berna”, a final da Copa do Mundo de 1954 é, de muitas maneiras, a maior virada da história do futebol.

Primeiro, os Alemães não perdiam um jogo desde 1950 (34 vitórias e seis empates) com vitórias memoráveis ​​como a derrota da Inglaterra em 1953 (6-3).

Segundo, os húngaros ostentavam alguns dos maiores nomes da história do futebol, Ferenc Puskas, Sandor Kocsis, Zoltan Czibor e Nandor Hidegkuti. Por outro lado, os alemães ocidentais tinham um grupo de exímios jogadores liderados pelo capitão Helmut Rahn.

Ainda não havia uma liga profissional na Alemanha.

Puskas e Czibor não perderam tempo colocando a Hungria na frente por 2 a 0 após apenas oito minutos. Mas, os alemães lutaram contra e viraram o jogo.

 

3. Argentina x Inglaterra (Copa do Mundo da Fifa de 1986)

 Gols: 2-1

Por que foi importante?

 

Diego Maradona, “O jogador mais talentoso de todos os tempos”, após um primeiro tempo sem gols,  marcou dois dos gols mais marcantes da história.

A lenda argentina marcou “O gol do século”, driblando seis defensores ingleses antes de vencer Shilton. Um gol do eventual artilheiro do torneio, Gary Lineker, não mudou o resultado, já que a Argentina fez todo o caminho para conquistar a coroa mundial.

Com 2 a 0 no placar, a Argentina passou a jogar com mais precaução na defesa e a Inglaterra dominou as ações ofensivas.

A Argentina ainda acertou uma bola na trave. Mas o jogo foi decidido 2 x 1 para a equipe.

 

2. Brasil x Itália (Torneio da França de 1997)

Gols: 3-3

Por que foi importante?

 

Uma das partidas de futebol mais espetaculares já vistas, de acordo com torcedores. Veja no site.

O torneio entre Brasil, Itália, Inglaterra e França foi um amistoso um ano antes do início da Copa do Mundo de 1998. Acabou sendo tão vibrante e competitivo quanto qualquer competição internacional.

 

Este jogo foi o ponto mais alto, já que a Itália disparou logo no início do jogo, pegando de surpresa a seleção brasileira que exibia a melhor e mais letal dupla ofensiva do futebol moderno, com os atacantes Ronaldo e Romário. Por outro lado, o brilhante dueto da Juventus com Del Piero e Vieri jogava à altura.

Os Azzuri seguiram em frente depois que Del Piero fez um gol de cabeça em Taffarel, depois de um belo cruzamento de Vieri.

O Brasil recuperou o jogo graças a um chute de Roberto Carlos. Mas, Pippo Inzaghi, que substituiu Vieri no segundo tempo, converteu o jogo para. 3-1 Itália.

Então o Brasil voltou a empatar com  gols de Romário e Ronaldo, simplesmente dois dos maiores centroavantes da história do futebol.

 

1.Itália x Alemanha Ocidental  (Copa do Mundo de 1970)

Gols: 4-3

Por que foi importante?

 

Este clássico é conhecido no universo do futebol como “O Jogo do Século”, principalmente porque apresentava duas potências de futebol, Itália e Alemanha Ocidental, foram marcados cinco gols na prorrogação e foi uma semifinal da Copa do Mundo.

Boninsegna colocou os italianos na frente muito cedo no jogo, com um chute com o pé esquerdo no canto da área. Quando quase todos achavam que a vitória da Itália já estava garantida, o zagueiro alemão Schnellinger alterou o placar com uma cabeçada de mergulho.

A Alemanha assumiu a liderança com um gol de Gerd Muller aos 94 minutos. Burgnich empatou quatro minutos depois. A Itália encerrou o primeiro período de prorrogação com outro gol de Gigi Riva.

O Kaiser, Franz Beckenbauer, teve o ombro direito deslocado no início do jogo. Ele jogou o restante do jogo usando uma tipoia.

O inevitável Muller marcou novamente para empatar o jogo em 3-3. O italiano Rivera marcou o gol da vitória imediatamente depois, garantindo uma vaga na final contra o Brasil.

 

*conteúdo de marca