TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Pelé, um ídolo atemporal

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Pelé, um ídolo atemporal

Publicado em: 25/06/2020 - Última atualização: 02/08/2023 - 15h28

Escolher as melhores partidas de futebol de todos os tempos é uma tarefa um pouco complicada, pois vários aspectos devem ser levados em conta como: equilíbrio competitivo entre os times, qualidade do Jogo, desempenho individual e em grupo dos jogares, o próprio “show” em si, e, claro, quanto vale o jogo, qual título, qual campeonato.

Vejamos alguns deles no bsb.com.br

 

6. França x Portugal (Euro 2000 SF)

Gols: 2-1

Por que foi importante?

 

Os dois melhores jogadores europeus de sua geração, Zinedine Zidane e Luiz Figo, estavam disputando uma vaga na final contra a Itália.

Portugal liderou o primeiro tempo. A França empatou no segundo tempo em uma jogada de Thierry Henry e Nicolas Anelka.

O que mais chama a atenção nessa semifinal altamente disputada é a classe admirável de Zidane. O mestre francês realizou uma de suas melhores atuações vestindo a camisa The Tricolore e derrubou todas as dúvidas de que ele, realmente, era o maior jogador europeu de sua geração.

É justo que o jogo tenha terminado com Zidane batendo um pênalti de ouro contra o goleiro português, Vitor Baia, nos momentos finais da prorrogação para levar a França à final.

 

5. Brasil x Inglaterra (Competição de Todos Contra Todos de 1970)

Gols: 1-0

Por que foi importante?

 

Esse confronto tão esperado entre os dois últimos Campeões Mundiais (na época) foi anunciado como “A Final que Nunca Foi”. E cumpriu sua promessa.

É a partida dos superlativos! O maior jogador de todos os tempos, Pelé, estava no auge de seu sucesso. Após um cruzamento perfeito de Jairzinho, o chute de Pelé foi defendido pelo goleiro.

Ambas as equipes foram capazes de resistir à melhor jogada do adversário por mais de uma hora.

O desempate chegaria aos 63 minutos, quando Jairzinho marcou o gol da vitória, com uma ajuda magistral de Pelé.

 

4. Alemanha Ocidental x Hungria (final da Copa do Mundo de 1954)

Gols: 3-2

Por que foi importante?

 

Anunciada como “O Milagre de Berna”, a final da Copa do Mundo de 1954 é, de muitas maneiras, a maior virada da história do futebol.

Primeiro, os Alemães não perdiam um jogo desde 1950 (34 vitórias e seis empates) com vitórias memoráveis ​​como a derrota da Inglaterra em 1953 (6-3).

Segundo, os húngaros ostentavam alguns dos maiores nomes da história do futebol, Ferenc Puskas, Sandor Kocsis, Zoltan Czibor e Nandor Hidegkuti. Por outro lado, os alemães ocidentais tinham um grupo de exímios jogadores liderados pelo capitão Helmut Rahn.

Ainda não havia uma liga profissional na Alemanha.

Puskas e Czibor não perderam tempo colocando a Hungria na frente por 2 a 0 após apenas oito minutos. Mas, os alemães lutaram contra e viraram o jogo.

 

3. Argentina x Inglaterra (Copa do Mundo da Fifa de 1986)

 Gols: 2-1

Por que foi importante?

 

Diego Maradona, “O jogador mais talentoso de todos os tempos”, após um primeiro tempo sem gols,  marcou dois dos gols mais marcantes da história.

A lenda argentina marcou “O gol do século”, driblando seis defensores ingleses antes de vencer Shilton. Um gol do eventual artilheiro do torneio, Gary Lineker, não mudou o resultado, já que a Argentina fez todo o caminho para conquistar a coroa mundial.

Com 2 a 0 no placar, a Argentina passou a jogar com mais precaução na defesa e a Inglaterra dominou as ações ofensivas.

A Argentina ainda acertou uma bola na trave. Mas o jogo foi decidido 2 x 1 para a equipe.

 

2. Brasil x Itália (Torneio da França de 1997)

Gols: 3-3

Por que foi importante?

 

Uma das partidas de futebol mais espetaculares já vistas, de acordo com torcedores. Veja no site.

O torneio entre Brasil, Itália, Inglaterra e França foi um amistoso um ano antes do início da Copa do Mundo de 1998. Acabou sendo tão vibrante e competitivo quanto qualquer competição internacional.

 

Este jogo foi o ponto mais alto, já que a Itália disparou logo no início do jogo, pegando de surpresa a seleção brasileira que exibia a melhor e mais letal dupla ofensiva do futebol moderno, com os atacantes Ronaldo e Romário. Por outro lado, o brilhante dueto da Juventus com Del Piero e Vieri jogava à altura.

Os Azzuri seguiram em frente depois que Del Piero fez um gol de cabeça em Taffarel, depois de um belo cruzamento de Vieri.

O Brasil recuperou o jogo graças a um chute de Roberto Carlos. Mas, Pippo Inzaghi, que substituiu Vieri no segundo tempo, converteu o jogo para. 3-1 Itália.

Então o Brasil voltou a empatar com  gols de Romário e Ronaldo, simplesmente dois dos maiores centroavantes da história do futebol.

 

1.Itália x Alemanha Ocidental  (Copa do Mundo de 1970)

Gols: 4-3

Por que foi importante?

 

Este clássico é conhecido no universo do futebol como “O Jogo do Século”, principalmente porque apresentava duas potências de futebol, Itália e Alemanha Ocidental, foram marcados cinco gols na prorrogação e foi uma semifinal da Copa do Mundo.

Boninsegna colocou os italianos na frente muito cedo no jogo, com um chute com o pé esquerdo no canto da área. Quando quase todos achavam que a vitória da Itália já estava garantida, o zagueiro alemão Schnellinger alterou o placar com uma cabeçada de mergulho.

A Alemanha assumiu a liderança com um gol de Gerd Muller aos 94 minutos. Burgnich empatou quatro minutos depois. A Itália encerrou o primeiro período de prorrogação com outro gol de Gigi Riva.

O Kaiser, Franz Beckenbauer, teve o ombro direito deslocado no início do jogo. Ele jogou o restante do jogo usando uma tipoia.

O inevitável Muller marcou novamente para empatar o jogo em 3-3. O italiano Rivera marcou o gol da vitória imediatamente depois, garantindo uma vaga na final contra o Brasil.

 

*conteúdo de marca