TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Futebol: o legado do Rei Pelé em momentos marcantes de sua trajetória profissional

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Futebol: o legado do Rei Pelé em momentos marcantes de sua trajetória profissional

Publicado em: 03/02/2022 - Última atualização: 24/04/2023 - 18h15

Ano após ano sempre esperamos o melhor. Promessas são realizadas em um momento de união e esperança e famílias se reúnem e torcem para que o ano seguinte seja melhor que o ano que passou.

 

Porém, janeiro de 2022 já começou sendo marcado pela morte de um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos. Elza Soares nos deixou no dia 20 deste mesmo mês de janeiro, sendo um baque para fãs e para diversas comunidades e minorias, levando em consideração a sua representatividade para diversos grupos sociais.

 

Além de Elza, o Rei Pelé, considerado um dos maiores brasileiros de todos os tempos, foi recentemente diagnosticado com câncer já em estágio generalizado.

 

De acordo com reportagens da ESPN, do UOL e da plataforma Bola Vip, enquanto esta reportagem é redigida o Rei batalha contra tumores no intestino, no fígado e no pulmão.

 

Pelé é não só um dos maiores atletas da história do país e do mundo, mas também um dos cidadãos brasileiros mais importantes e mais reconhecidos em todo o planeta, não necessitando por exemplo de carta de apresentação para conhecer seus feitos.

 

Não só no Brasil, mas também ao redor do mundo, Pelé possui a alcunha de rei por ser considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, desde a invenção do esporte, sendo responsável por comandar uma das maiores seleções de futebol da história.

 

Como diria o dito popular: quem é rei nunca perde a majestade. Sendo assim, a carreira do Rei e os momentos mais marcantes de sua trajetória merecem ser relembrados sempre.

 

Como Pelé se tornou o Rei Pelé?

 

Assim como vimos acima, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé é um nome que dispensa apresentações e não precisa de uma carta de apresentação simples para que seja reconhecido. Na verdade, desde cedo, Pelé impressionava dentro de campo.

 

Para se ter ideia disso, antes de ser conhecido mundialmente como Rei, esta alcunha lhe foi dada logo no início de sua carreira. Mais precisamente após um jogo contra o América, em 1958 , onde Pelé foi o jogador de destaque, garantindo a vitória ao Santos depois de marcar 4 gols.

 

Diversas fontes dizem que neste jogo, especificamente, se encontrava nada mais nada menos do que Nelson Rodrigues, um dos mais influentes cronistas e dramaturgos de todos os tempos.

 

Na ocasião, Nelson se mostrou tão impressionado com o talento do jovem de apenas dezoito anos que escreveu uma crônica em homenagem ao garoto: A realeza de Pelé.

 

Vale ressaltar que neste mesmo ano, Pelé cravou o recorde absoluto de marcar 58 gols em uma única edição do Campeonato Paulista. A partir daí, a realeza do fenômeno de 18 anos estava já sedimentada, a caminho da Copa do Mundo de 1958.

 

 

Você sabia que o Rei do Futebol já parou uma guerra?

 

 

Um dos fatos mais curiosos sobre Pelé diz respeito ao Rei ter conseguido parar uma guerra tribal na África, mais especificamente na Nigéria, entre dois grupos étnicos. 

 

Esse fato ocorreu alguns anos depois da alcunha de Rei, onde Pelé já possuía renome mundial como jogador após ser o jogador mais jovem da história a balançar as redes em uma final de copa do mundo, em 58.

 

No ano de 1969 o time do Santos Futebol Clube realizou uma viagem com destino à África para participar de jogos amistosos em diversos países do continente africano. 

 

Durante esta viagem, o governo da Nigéria fez um convite formal ao clube para que viajasse ao país e tivesse um jogo amistoso com o clube Benin City.

 

De acordo com a plataforma esportiva LANCE!, o governo nigeriano tomou medidas para providenciar um cessar-fogo que pudesse garantir que o time do Santos chegasse em segurança ao estádio. Parece coisa de outro mundo, não?

 

Na ocasião, o time brasileiro saiu com o resultado positivo de 2-1 sobre o time nigeriano. Não é preciso dizer também que o Rei se sagrou artilheiro deste torneio amistoso, com 8 gols dos 19 marcados por seu time na passagem pela África.

 

 

Alguns outros fatos inacreditáveis sobre o Rei

 

 

Sem pensar duas vezes, é fácil afirmar que seria possível escrever diversos livros contendo momentos marcantes ao longo da carreira de Pelé. Sim, livros, no plural. 

 

No entanto, existem ocasiões na trajetória do Rei do Futebol que não podem deixar de ser mencionadas aqui ou em qualquer reportagem sobre os feitos do maior de todos os tempos:

 

  • Pelé foi eleito o atleta do século pelo Comitê Olímpico Internacional em 1999.
  • Recebeu de maneira tardia sete prêmios da bola de ouro 
  • Único jogador da história a vencer três Copas do Mundo diferentes
  • Jogador mais jovem da história a marcar gols em uma Copa
  • Marcou 1000 gols em 909 jogos
  • Artilheiro do campeonato paulista em 11 edições diferentes

 

*** conteúdo de marca ***