Aposta em energia solar no país capta a atenção de investidores internacionais
O desempenho energético brasileiro vem chamando a atenção nos quatro cantos do globo pelos melhores motivos. Com um aumento significativo do uso de energia solar e o constante esforço em inovar para melhorar práticas de sustentabilidade, o Brasil destaca-se no panorama mundial pela aposta tecnológica em questões ambientais.
Fonte: Pexels
Com um ecossistema de grande potencial, o Brasil sempre chamou a atenção pela importância das suas empresas energéticas e o investimento em tecnologia de ponta com o objetivo de promover a sustentabilidade. Nesse sentido, o país também passou a ser visto como uma oportunidade de investimento nestas empresas. Uma das opções mais acessíveis para investir neste setor é comprar ações online, um método que se diferencia pelos pagamentos sem comissões e quantidade de material educacional disponível. Nas plataformas de compras de ações online, você pode utilizar diversos instrumentos financeiros para investir, como pares de moedas (Forex), CFDs e commodities. Outra opção para investir no setor é buscar ajuda de uma corretora estabelecida no país ou mesmo perguntar ao seu banco quais fundos de investimento contam com ações desse tipo de empresa.
O ano de 2020 foi promissor para o Brasil do ponto de vista energético. A energia solar foi o foco de grande parte das pautas ambientais e acabou registrando um crescimento de 70% no país. Originado pela distribuição de painéis solares em empresas e domicílios, é no setor agrícola que este tipo de energia vem crescendo de maneira mais significativa.
Vários estados seguem a tendência nacional, com São Paulo se destacando nesse sentido. De acordo com a Absolar, já em 2018 a região era uma das principais compradoras de placas solares, com o objetivo de utilizá-las em favelas através do projeto Litro de Luz. Além disso, também o Parque Cândido Portinari é abastecido por este tipo de energia. Pelo seu potencial, o crescimento do uso de energia solar em São Paulo foi crescendo ao longo dos anos, e entre janeiro e agosto de 2020 apresentou um salto de 140% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Futuro do meio ambiente brasileiro se mostra promissor
Fonte: Pexels
Pelas vantagens que apresenta — como a diminuição da poluição —, a energia solar assegura a sua força em território nacional ao estar presente em vários lares brasileiros. Em 2020 várias questões ambientais foram levantadas e o país demonstrou estar no caminho certo.
O ano ficou marcado pelo desenvolvimento sustentável ser uma das principais preocupações do país e, por isso, o Brasil tem criado incentivos de maneira a chamar a atenção de organizações de biotecnologia. Diversos projetos, como o desenvolvimento de uma zona franca verde no Pará, estão previstos para 2021.
O trabalho por um ambiente mais sustentável parte também dos locais e, cada vez mais suscetíveis às questões ambientais, os brasileiros demonstram um crescente interesse pelo tema. Por isso, conjugando a sustentabilidade com a criatividade, várias iniciativas têm sido criadas, com destaque para a ideia de um habitante de uma comunidade, Fábio Miranda, que viu nos restos de alimentos uma oportunidade para criar um gerador que os reutiliza e transforma em gás de cozinha.
Como pode ver, o meio ambiente assumiu um papel crucial no decorrer de 2020, conscientizando mais brasileiros para a sua importância. Com isso, diversos projetos têm sido criados, tanto por locais como por iniciativas estrangeiras que valorizam o ecossistema em território nacional.