TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

4 maneiras de recuperar fotos deletadas do computador e não perder nenhuma lembrança importante

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - 4 maneiras de recuperar fotos deletadas do computador e não perder nenhuma lembrança importante

Por: Redação

Publicado em: 31/05/2023 - Última atualização: 31/05/2023 - 16h11

A maioria das pessoas que utilizam computadores e celulares para armazenar arquivos pessoais ou profissionais com certeza já se viu diante da situação catastrófica de perder dados importantes. Em alguns casos, o material apagado pode ser refeito, mas alguns prejuízos acabam sendo irreparáveis.

Diante dessa ocorrência cotidiana, é interessante saber os jeitos mais eficazes de se proteger. Embora alguns deslizes (como deletar acidentalmente um arquivo) possam ser facilmente evitados, o melhor a se fazer é conhecer múltiplas maneiras de recuperar fotos, vídeos, áudios e demais mídias perdidas.

Algumas ferramentas são específicas, servindo somente para recuperar um tipo de arquivo armazenado em um único dispositivo. Outras, em contrapartida, possuem usos mais flexíveis, sendo capazes de, por exemplo, recuperar fotos deletadas do Instagram, do Facebook ou do Twitter.

Abaixo nós selecionamos os 4 jeitos mais versáteis para recuperar fotos deletadas. Esses métodos são diferentes, mas têm em comum a facilidade de uso que proporcionam, mesmo para pessoas que não possuem experiências prévias com softwares, extensões de arquivo e assuntos relacionados.

 

1 – Busque por backups automáticos dos dados

Boa parte dos dispositivos eletrônicos, sistemas operacionais e aplicativos possui algum tipo de ferramenta de backup, a qual pode passar despercebida por quem as utiliza. Essas ferramentas realizam, de maneira automática ou manual, o salvamento de dados e arquivos dos usuários.

Caso você esteja “por dentro” das ferramentas de backup automáticas do seu dispositivo, basta checar se elas foram utilizadas. Se esse for o caso, um clique pode ser o suficiente para que suas fotos deletadas sejam recuperadas. Esse tipo de processo costuma ser rápido e bastante simples.

Apesar disso, existe um “contra” associado ao uso de backups automáticos. Da mesma forma como eles são capazes de recuperar fotos deletadas, também existe a possibilidade de perda de arquivos novos, caso estes tenham sido salvos em um momento posterior àquele presente no backup atual.

 

2 – Confira se existem cópias dos arquivos na nuvem

De maneira semelhante aos backups automáticos, os serviços de armazenamento em nuvem salvam cópias de arquivos e mídias. Ao contrário do jeito anterior, porém, esse tipo de programa só começa a funcionar a partir do direcionamento do usuário, o que pode não ser útil em alguns casos.

Além disso, o salvamento de cópias dos arquivos em nuvem não permite um reparo de foto: caso a cópia que tenha sido feita esteja corrompida, é assim que você irá recebê-la. Independentemente da situação, basta acessar programas como o iCloud e o Google Drive para saber se suas fotos estão lá.

 

3 – Utilize as ferramentas de recuperação de fotos do Wondershare Repairit

Uma das opções mais “flexíveis” para a recuperação de fotos deletadas é o uso de softwares externos, os quais podem ser acessados tanto por aparelhos móveis quanto por computadores. O Wondershare Repairit é um deles, oferecendo uma série de ferramentas para restauração de arquivos deletados.

O uso do programa é simples, requerendo somente que você faça o download do Repairit diretamente no site oficial. Concluída a instalação, você terá ao seu dispor diversas opções de reparo, abrangendo variadas opções de extensão de imagens, vídeos, áudios e demais formatos de arquivos.

Caso a foto que deseja recuperar tenha sido corrompida, mas ainda esteja presente no computador, basta que você a localize, clicando no botão “+ adicionar” presente na janela do Repairit. O software então fará a leitura dos dados e tentará repará-los, a fim de que a imagem possa ser visualizada.

4 maneiras de recuperar fotos deletadas do computador e não perder nenhuma lembrança importante

A velocidade do processo varia de acordo com as capacidades do seu computador e do tamanho do arquivo que está tentando recuperar. Assim que a tarefa for bem-sucedida, você poderá visualizar a foto restaurada e salvá-la em um novo destino, de acordo com suas preferências e necessidades.

4 maneiras de recuperar fotos deletadas do computador e não perder nenhuma lembrança importante

 

4 – Busque por cópias em outros locais

Se uma imagem estava salva no seu computador, existem chances de que você a tenha guardado também em outros locais. Os jeitos mais frequentes de achar fotos incluem: acessar redes sociais (onde você pode tê-las postado) e revirar dispositivos de salvamento externo, como HDs e cartões SD.

É possível também que outras pessoas ainda possuam a imagem salva em seus dispositivos próprios. Caso isto seja algo viável, converse com familiares, amigos e colegas de trabalho e pergunte se eles ainda têm os arquivos. Essa alternativa pode poupar algum esforço, tempo e chateações.

Vale dizer que os métodos apontados acima podem ser usados em conjunto. Não é porque você conseguiu recuperar algumas fotos que foram salvas na nuvem, que não pode usar o Repairit para cuidar daquelas que não foram possíveis de serem resgatadas pelo serviço de armazenamento.

Acima de tudo, ferramentas (externas ou internas) dessa natureza existem com o propósito de facilitar a usabilidade de quem as procura e mitigar o impacto de erros humanos que inevitavelmente acabam sendo cometidos. Ou seja: se você perder uma foto, não se desespere. Soluções sempre existem!

 

 

*** conteúdo de marca ***

 

Veja também: Perdeu suas conversas do WhatsApp? Saiba como restaurá-las facilmente

Notícias Relacionadas