TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Especial Corrida: Alimentação ideal para corredores

A corrida é um exercício que não exige grandes investimentos, pode ser praticada em diferentes locais e a qualquer hora do dia. Além disso, oferece diversos benefícios à saúde, como a melhoria da condição física e do sono, fortalecimento do coração, aceleração do metabolismo e auxílio no combate a várias doenças. Mas, para intensificar os resultados e preservar a saúde, a sua alimentação deve ser adequada ao exercício praticado.

Por isso, a TV Gazeta montou este especial, que vai abordar esta prática esportiva por diversos pontos de vista, incluindo alimentação, temperatura, locais ideias e muito mais. Ao final, quem sabe você não se anima a correr a São Silvestre?

 

Recomendações gerais

Uma das recomendações mais relevantes é a de nunca treinar em jejum, devido ao risco de um estágio inicial de hipoglicemia ocorrer durante a corrida. A hidratação também é essencial: é importante ingerir ao menos 500ml de água, cerca de 1h antes do início do treino, além de hidratar-se durante e logo após o fim da atividade.

Pensando especificamente nas refeições pré-treino e pós-treino, é muito importante que os alimentos favoreçam os objetivos do corredor ou corredora, por esse motivo consultar um especialista é condição básica antes de qualquer mudança na sua rotina esportiva.

 

Dicas básicas: pré e pós treino

De uma maneira geral, a refeição que antecede a atividade deve ser realizada com 40 a 50 minutos de antecedência, e os alimentos mais indicados para esse momento específico são as fontes de carboidrato, como as frutas, os cereais, a batata-doce e os pães integrais, que induzem a formação de glicose no corpo e se transforma em energia para os músculos.

Após o treino, o ideal é se alimentar com fontes de carboidrato e proteína, que irão otimizar a recuperação dos estoques de energias dos músculos. Inclua nessa refeição alimentos como pães, queijos magros, blanquet de peru, atum, iogurtes e cereais.

 

Quer mais dicas para planejar uma alimentação adequada ao seu treino?
Confira os vídeos abaixo e desfrute de todos os benefícios da corrida:

 

Carboidratos para Atividades Físicas

 

Saúde: Alimentação e atividade física