TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Especial Corrida: Alimentação ideal para corredores

A corrida é uma prática esportiva que não existe grandes investimentos, mas é preciso ter cuidados específicos.

Publicado em: 01/08/2016 - Última atualização: 04/08/2022 - 10h57

A corrida é um exercício que não exige grandes investimentos, pode ser praticada em diferentes locais e a qualquer hora do dia. Além disso, oferece diversos benefícios à saúde, como a melhoria da condição física e do sono, fortalecimento do coração, aceleração do metabolismo e auxílio no combate a várias doenças. Mas, para intensificar os resultados e preservar a saúde, a sua alimentação deve ser adequada ao exercício praticado.

Por isso, a TV Gazeta montou este especial, que vai abordar esta prática esportiva por diversos pontos de vista, incluindo alimentação, temperatura, locais ideias e muito mais. Ao final, quem sabe você não se anima a correr a São Silvestre?

 

Recomendações gerais

Uma das recomendações mais relevantes é a de nunca treinar em jejum, devido ao risco de um estágio inicial de hipoglicemia ocorrer durante a corrida. A hidratação também é essencial: é importante ingerir ao menos 500ml de água, cerca de 1h antes do início do treino, além de hidratar-se durante e logo após o fim da atividade.

Pensando especificamente nas refeições pré-treino e pós-treino, é muito importante que os alimentos favoreçam os objetivos do corredor ou corredora, por esse motivo consultar um especialista é condição básica antes de qualquer mudança na sua rotina esportiva.

 

Dicas básicas: pré e pós treino

De uma maneira geral, a refeição que antecede a atividade deve ser realizada com 40 a 50 minutos de antecedência, e os alimentos mais indicados para esse momento específico são as fontes de carboidrato, como as frutas, os cereais, a batata-doce e os pães integrais, que induzem a formação de glicose no corpo e se transforma em energia para os músculos.

Após o treino, o ideal é se alimentar com fontes de carboidrato e proteína, que irão otimizar a recuperação dos estoques de energias dos músculos. Inclua nessa refeição alimentos como pães, queijos magros, blanquet de peru, atum, iogurtes e cereais.

 

Quer mais dicas para planejar uma alimentação adequada ao seu treino?
Confira os vídeos abaixo e desfrute de todos os benefícios da corrida:

 

Carboidratos para Atividades Físicas

 

Saúde: Alimentação e atividade física