TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Ronnie Von: a história do nosso príncipe!

Neste especial, conheça mais sobre a vida e a obra do artista

Publicado em: 17/07/2016 - Última atualização: 24/06/2022 - 13h57


Ronnie nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, nos primeiros minutos do dia 17 de julho de 1944, sob o signo de câncer. Com apenas 15 anos, prestou um exame para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena. Eram apenas 240 vagas, e mais de 4.000 candidatos, mas ele foi aprovado – e na 72ª posição! Já aos 17 anos ele alçou seu primeiro voo sozinho, um dos mais emocionantes de sua vida: pilotar um Folker T-21, monomotor de treinamento básico. Mas ser piloto não era o seu destino. Ronnie resolveu sair da escola da aeronáutica e prestou vestibular para uma faculdade de economia, profissão que passou a estudar e trabalhar. Nesta época, ajudava seu tio na administração de empresas que operavam no mercado de capitais.

 

folker-t-21

Avião Folker T-21 em voo

 

 

 

A música na vida do Príncipe

 

hebe-ronnie

Ronnie Von e Hebe Camargo (Foto: Reprodução)

 

Quando seu pai trabalhava em Londres (Inglaterra), na década de 1960, ele comprava e mandava para Ronnie os discos dos Beatles. Ronnie emprestava os LPs, raros no Brasil, para uma banda que fazia cover dos garotos de Liverpool – The Brazilian Bitles. Certa vez, estava assistindo a um dos shows do grupo no Beco das Garrafas, antro da boemia no Rio de Janeiro, e foi convidado a subir ao palco e interpretar You’ve Got To Hide Your Love Away. João Araújo, pai de Cazuza e executivo do mercado fonográfico, estava na plateia naquela noite e gostou tanto do rapaz que o convidou a cantar profissionalmente. A primeira gravação foi um fenômeno e, na mesma época, Hebe Camargo lhe deu o apelido pelo qual é conhecido até hoje, “Príncipe”.

 

 

Embora Ronnie tenha ficado conhecido nacional e internacionalmente por suas músicas, em especial as de sua fase psicodélica, seus discos acabaram fazendo pouco sucesso na época de seus lançamentos. Este direcionamento artístico de Ronnie contrariava a gravadora, cujos planos previam trabalhos mais comerciais. Hoje, obras como A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre contra o império de Nuncamais e Máquina Voadora são compradas por pequenas fortunas de colecionadores do mundo inteiro. Em março de 2007, foi lançado na internet um tributo independente dedicado a esta fase da obra do cantor, chamado Tudo de Novo – Tributo a Ronnie Von. A homenagem virtual contou com 30 bandas de todo o Brasil.

 

 

 

Vida pessoal

 

mae-de-gravata

Livro (Reprodução)

 

 

Aos 19 anos, Ronnie Von se casou pela primeira vez. O casal teve dois filhos, mas se separou em 1975. Numa atitude ousada para a época, sua ex-esposa concedeu a guarda das crianças a Ronnie, que tinha melhores condições de cuidar dos filhos. A experiência como pai e mãe foi relatada por ele no livro Mãe de Gravata, lançado em 1990. Além desta obra, em julho de 2014, foi lançada a biografia Ronnie Von: O príncipe que podia ser rei, escrita por Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel. Atualmente Ronnie Von é casado com Cristina Von, a quem ele carinhosamente apelidou de Kika. A paixão entre eles vem de longa data: aos 11 anos, ela já havia declarado seu amor por Ronnie. Eles oficializaram a união em 1987, e desde então o amor está no ar para estes pombinhos. Pouca gente sabe, mas aos 35 anos o cantor teve uma das doenças mais raras e letais do mundo: polineurite pluirradicular (Síndrome de Guillain-Barré), uma inflamação viral do sistema nervoso que causa paralisia e dor aguda nas articulações, evoluindo para a morte. Registros médicos dizem que pouquíssimas sobreviveram à enfermidade.

 

 

Ronnie e a TV

 

Apresentar programas de TV passou a ser mais uma vertente em sua carreira de artista.

 

DIA DAS CRIANCAS RONNIE

Ronnie no “Todo Seu”

 

 
Em 1966, teve a primeira oportunidade como apresentador na TV Record, comandando o programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von. O programa abria as portas para novos talentos e Ronnie Von lançou muita gente, como Eduardo Araújo, Os Vips, Martinha, Jerry Adriani, o pessoal da Tropicália – especialmente Gal Costa – e também Os Mutantes. Inclusive foi o próprio Ronnie quem inventou o nome da banda. Ele estava lendo o livro Planeta dos Mutantes quando sugeriu o nome à sua amiga Rita Lee, que estava montando a banda. E ela adorou! Nos anos 70, voltaria a fazer sucesso na televisão. Além de apresentar um programa de auditório na TV Tupi, ele também participou da novela Cinderela 77. Lembra do livro Mãe de Gravata, lançado em 1990? Ele transformou-se em um programa de mesmo nome, de 1999 a 2002, na CNT/Gazeta e na Rede Mulher. A ideia original de apresentar um programa voltado para o público feminino, mas com um toque masculino, veio por meio de um amigo: Washington Olivetto. A princípio Ronnie Von comandava programas musicais e talk shows, mas aos poucos ele se especializou no entretenimento, voltado para toda a família. Hoje ele apresenta o programa Todo Seu, o 13º de sua carreira, aqui na TV Gazeta de São Paulo. É um programa que mistura musicais, entrevistas, gastronomia e muita informação e que, em 2015, completou 10 anos no ar em horário nobre – reveja o especial, clicando aqui.

 

 

 

Em 2013, quando respondia uma dúvida sentimental em um quadro de seu programa, Ronnie Von ganhou seu primeiro meme na internet. Ele lia uma dúvida de um rapaz que havia ido a uma festa, e que desde então não conseguia tirar de sua cabeça um amigo que havia conhecido na ocasião. Ao perguntar se isso significava que era gay, Ronnie prontamente respondeu: “Significa”. A passagem se transformou rapidamente em uma mensagem viral nas redes sociais e rendeu até um contrato publicitário com uma empresa de refrigerantes. Vencer a barreira do tempo e garantir espaço na mídia é uma árdua tarefa para os artistas, mas Ronnie Von e seus mil talentos provam que os anos passados desde o início da carreira até os dias de hoje serviram para que ele aprendesse a superar as adversidades e crescesse como profissional e como pessoa. Reveja a entrevista fora do comum do nosso querido Príncipe no programa A Máquina, apresentado por Fabrício Carpinejar, na TV Gazeta:

 

 

 

Veja abaixo uma galeria de fotos da carreira de Ronnie Von:

 

Notícias Relacionadas