TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Um panorama completo da Publicidade na Internet

Como a internet mudou os nossos hábitos de consumo e a si mesma nos últimos anos.

Publicado em: 07/10/2015 - Última atualização: 24/05/2022 - 09h55

Imagine que você quer comprar um sapato, mas não sabe onde existe o modelo que você procura. Então você resolve sair em busca do produto: visita diversas lojas, faz anotações, barganha descontos. Ao final do dia, você volta na loja que ofereceu o melhor custo/benefício e compra o calçado. Agora imagine fazer isso com absolutamente tudo que você tem o interesse de comprar. Complicado, não é mesmo?

Por isso mesmo a publicidade sempre foi um grande aliado no processo de compra. Com seu uso, as mensagens sobre marcas, produtos e descontos chegam de forma mais rápida e assertiva ao consumidor final.

E com a popularização da internet, já era também esperado que novos espaços publicitários fossem criados. Inicialmente eles eram poucos, tanto em volume e versatilidade. Mas o mundo online evoluiu, e com ele apareceram novas formas de contato com os consumidores.

A história da Publicidade Online

Quando a internet começou a se tornar um “negócio”, na década de 90, milhares de sites foram criados e bilhões de dólares foram investidos nesse novo tipo de mídia. Os sites foram divididos, na época, em duas categorias:

  • Comércio Eletrônico – sites que vendem produtos. Seu faturamento é originado com as vendas diretas, do mesmo modo que as lojas convencionais.
  • Conteúdo – sites que criam ou coletam conteúdo (textos, fotos, vídeos etc.) e disponibilizam esse material para as pessoas. Seu faturamento vem tanto de espaços publicitários quanto de parcerias de conteúdo com marcas.

Com a explosão de sites de conteúdo, os formatos foram sendo aperfeiçoados com o tempo. No começo, eram pequenas imagens estáticas e geravam pouca interação. Com os avanços tecnológicos, que vão desde a velocidade da internet até a complexidade dos arquivos, a publicidade vem alcançando cada vez mais importância na estratégia de mercado das empresas.

Hoje já é possível obter informações precisas sobre estes espaços, tais como a quantidade de visualizações, cliques, os dias e horários dos melhores resultados, os espaços dentro do website que são mais ou menos eficazes para exibição dos anúncios, e por aí vai. Estas são métricas que, até então, nenhum jornal ou revista havia conseguido entregar.

Como obter sucesso com uma campanha publicitária online?

A publicidade na internet se baseia em quatro grandes pilares:

  • Relevância – um anúncio de sucesso precisa estar na linguagem certa, e ser exibido no lugar certo.
  • Criatividade – o anúncio precisa entregar o máximo de informações em um formato pequeno, simples, direto e visualmente atraente.
  • Objetivo – está diretamente ligado ao sucesso do anúncio. Ele pode ter desde um foco institucional (branding) até mais comercial (produtos).
  • Métricas – acompanhar o sucesso de uma campanha online é mais do que possível: é necessário. Elas podem indicar se o site é adequado, se a mensagem está correta, e até se o problema está após o clique (nos casos em que um anúncio entrega visitantes a um site, mas não compram).

O principal diferencial, para qualquer conteúdo online, é trazer de alguma forma uma facilidade para os internautas. Portanto, uma publicidade bem planejada é mais do que um espaço de vendas: é um canal de relacionamento com clientes em potencial.

A Publicidade nos dias atuais

A internet continua se expandindo em velocidade e em volume, e isso faz com que a quantidade de pessoas continue se expandindo. Os hábitos de consumo começam, aos poucos, a se ajustar neste cenário: hoje é possível customizar uma compra, desde o prazo de entrega até a forma de pagamento.

De acordo com Joubert Brito, Professor de Mídia Online na Faculdade Cásper Líbero, a evolução da internet está ajudando a mídia a se atualizar. “Acredito que reinvenção é a palavra mágica. Enganou-se quem imaginou que, com o passar dos anos, haveria algum tipo de acomodação”. Para ele, ocorre exatamente o contrário. A cada ano, o ambiente de mídia digital torna-se mais complexo.

 

A atual complexidade da publicidade online praticamente elimina a separação entre os meios, que estão cada vez mais interligados. “Não há mais um grande formato centralizando tudo. Este consumidor contemporâneo passa muito tempo fora de casa, e neste ambiente líquido as campanhas acabam se comportando como tal”. Segundo ele, o formato cross media é extremamente relevante para a propaganda, pois entra em contato com o público consumidor onde quer que ele esteja – reduzindo assim a distância entre o que é online e o que é off-line.