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Um panorama completo da Publicidade na Internet

Imagine que você quer comprar um sapato, mas não sabe onde existe o modelo que você procura. Então você resolve sair em busca do produto: visita diversas lojas, faz anotações, barganha descontos. Ao final do dia, você volta na loja que ofereceu o melhor custo/benefício e compra o calçado. Agora imagine fazer isso com absolutamente tudo que você tem o interesse de comprar. Complicado, não é mesmo?

Por isso mesmo a publicidade sempre foi um grande aliado no processo de compra. Com seu uso, as mensagens sobre marcas, produtos e descontos chegam de forma mais rápida e assertiva ao consumidor final.

E com a popularização da internet, já era também esperado que novos espaços publicitários fossem criados. Inicialmente eles eram poucos, tanto em volume e versatilidade. Mas o mundo online evoluiu, e com ele apareceram novas formas de contato com os consumidores.

A história da Publicidade Online

Quando a internet começou a se tornar um “negócio”, na década de 90, milhares de sites foram criados e bilhões de dólares foram investidos nesse novo tipo de mídia. Os sites foram divididos, na época, em duas categorias:

  • Comércio Eletrônico – sites que vendem produtos. Seu faturamento é originado com as vendas diretas, do mesmo modo que as lojas convencionais.
  • Conteúdo – sites que criam ou coletam conteúdo (textos, fotos, vídeos etc.) e disponibilizam esse material para as pessoas. Seu faturamento vem tanto de espaços publicitários quanto de parcerias de conteúdo com marcas.

Com a explosão de sites de conteúdo, os formatos foram sendo aperfeiçoados com o tempo. No começo, eram pequenas imagens estáticas e geravam pouca interação. Com os avanços tecnológicos, que vão desde a velocidade da internet até a complexidade dos arquivos, a publicidade vem alcançando cada vez mais importância na estratégia de mercado das empresas.

Hoje já é possível obter informações precisas sobre estes espaços, tais como a quantidade de visualizações, cliques, os dias e horários dos melhores resultados, os espaços dentro do website que são mais ou menos eficazes para exibição dos anúncios, e por aí vai. Estas são métricas que, até então, nenhum jornal ou revista havia conseguido entregar.

Como obter sucesso com uma campanha publicitária online?

A publicidade na internet se baseia em quatro grandes pilares:

  • Relevância – um anúncio de sucesso precisa estar na linguagem certa, e ser exibido no lugar certo.
  • Criatividade – o anúncio precisa entregar o máximo de informações em um formato pequeno, simples, direto e visualmente atraente.
  • Objetivo – está diretamente ligado ao sucesso do anúncio. Ele pode ter desde um foco institucional (branding) até mais comercial (produtos).
  • Métricas – acompanhar o sucesso de uma campanha online é mais do que possível: é necessário. Elas podem indicar se o site é adequado, se a mensagem está correta, e até se o problema está após o clique (nos casos em que um anúncio entrega visitantes a um site, mas não compram).

O principal diferencial, para qualquer conteúdo online, é trazer de alguma forma uma facilidade para os internautas. Portanto, uma publicidade bem planejada é mais do que um espaço de vendas: é um canal de relacionamento com clientes em potencial.

A Publicidade nos dias atuais

A internet continua se expandindo em velocidade e em volume, e isso faz com que a quantidade de pessoas continue se expandindo. Os hábitos de consumo começam, aos poucos, a se ajustar neste cenário: hoje é possível customizar uma compra, desde o prazo de entrega até a forma de pagamento.

De acordo com Joubert Brito, Professor de Mídia Online na Faculdade Cásper Líbero, a evolução da internet está ajudando a mídia a se atualizar. “Acredito que reinvenção é a palavra mágica. Enganou-se quem imaginou que, com o passar dos anos, haveria algum tipo de acomodação”. Para ele, ocorre exatamente o contrário. A cada ano, o ambiente de mídia digital torna-se mais complexo.

 

A atual complexidade da publicidade online praticamente elimina a separação entre os meios, que estão cada vez mais interligados. “Não há mais um grande formato centralizando tudo. Este consumidor contemporâneo passa muito tempo fora de casa, e neste ambiente líquido as campanhas acabam se comportando como tal”. Segundo ele, o formato cross media é extremamente relevante para a propaganda, pois entra em contato com o público consumidor onde quer que ele esteja – reduzindo assim a distância entre o que é online e o que é off-line.