TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Profissões da Nova Era Digital

Professor, médico, advogado, engenheiro. Provavelmente, você já ouviu falar muito dessas profissões tradicionais que resistem ao tempo. Entretanto, atualmente, o constante desenvolvimento tecnológico e a frequente usabilidade da internet permitiram o surgimento de novas profissões advindas dessa nova era digital. O universo virtual revolucionou a comunicação e se tornou responsável por grandes transformações em diferentes âmbitos da sociedade. No mercado de trabalho, por exemplo, trouxe mudanças radicais em muitos setores. Diferente do que muitos pensam a internet não é só entretenimento, mas também fonte de renda de muitos profissionais.

ThinkstockPhotos-478320554
A internet é mais do que um caminho de mão dupla, ela é um espaço pelo qual se pode mover em qualquer direção. <em>Foto: Divulgação</em>

Essa estrutura social participativa composta por pessoas ou organizações conectadas tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. As novas plataformas possibilitam a qualquer pessoa publicar vídeos, fotos e textos que julgam relevantes. Dentre as inúmeras novas profissões da internet, o que vemos com maior frequência são os youtubers, vloggers, instragramers e blogueiros que são responsáveis por muitos conteúdos produzidos na web. Uma das webcelebridades de maior destaque na internet, é a youtuber Kéfera Buchmann que atualmente tem mais de 5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. A curitibana, ganhou destaque nas redes sociais após divulgar, sem pretensões, seu primeiro vídeo intitulado “Vuvuzela”. A partir dai, a jovem conquistou o público e atraiu fãs por todo o mundo. Com um canal bem sucedido, Kéfera é um dos exemplos de milhares de pessoas que investiram nessas novas profissões advindas da internet. Segundo o Top10mais.org – site que disponibiliza dados dos maiores canais do Youtube – o canal de Kéfera Buchmann é o quarto no ranking de popularidade do Brasil. Atualmente, sua página no Facebook tem mais de 4 milhões de curtidas e mais de 3 milhões de pessoas que a seguem no Instagram.

Assista a participação da Youtuber no “Todo Seu”.

kefera
Kéfera Buchmann faz sucesso com seu canal “5inco Minutos” no Youtube. <em>Foto: Divulgação </em>

Como ganhar dinheiro no YouTube?

A gravação de um vídeo para o Youtube pode começar a partir de uma simples brincadeira, mas pode vir a se tornar um negócio lucrativo. Nessa plataforma, as pessoas são convidadas a postarem vídeos das mais diversas categorias, e  se você se interessa em ingressar nesse universo youtuber é simples: basta criar uma conta. Feito isso, é importante priorizar três pontos básicos: Conteúdo, Divulgação e Assinantes. Diferentemente do que muitos pensam, ter sucesso no Youtube não é tão simples assim. A produção de conteúdos de qualidade é essencial para receber acesso dos internautas, afinal gerar visualizações é imprescindível para a rentabilidade do canal. youtubeQuanto mais acessos os vídeos tiverem, maiores serão os ganhos, portanto, é fundamental atrair tráfego para o canal. Outras plataformas, como Facebook, Twitter e Instagram são ótimas estratégias de divulgação nas redes sociais. Mas em que momento a produção de vídeos se reverte em lucro? A partir de um serviço chamado Google AdWords que foi criado com o intuito de disponibilizar espaços nas páginas dos sites de buscas para anunciantes que desejam exibir seus serviços e produtos para os internautas. São através desses anúncios que você começa a ganhar dinheiro com o Youtube. Cada vez que o anúncio é clicado, o anunciante paga um valor determinado para o Google, através desse serviço de links patrocinados (AdWords). Quando o clique no anúncio ocorrer na sua página, você, consequentemente, ganha uma parcela desse pagamento, mas para isso acontecer você deve estar inscrito no programa Google AdSense que é uma ferramenta gratuita do Google que possibilita aos donos de sites, blogs e canais, ganhar dinheiro com seu conteúdo através da exibição de anúncios.

O Youtube como alternativa

arte lygiaUm simples hobby, pode sim vir a se tornar uma segunda profissão. O casal Lygia Silva Siqueira e Laerte Gueller Junior criaram o Bem Vindos ao Nosso Apê, um canal no Youtube que atualmente tem quase 10 mil inscritos. A inserção do casal nesse universo youtuber surgiu através da mudança de apartamento. Com uma fase intensa de reforma e decoração, o casal, que é adepto do “faça você mesmo”, decidiu gravar pequenos vídeos caseiros para compartilhar as etapas, os arrependimentos e as dicas dessa nova fase de reforma: “Eu gravava vídeos apenas mostrando algumas funcionalidades dos aparelhos, algumas soluções viáveis para quem mora em apartamento pequeno, conquistas simples nossas, e as pessoas foram acessando, assistindo e também nos pedindo para aparecer”, conta Lygia sobre o início do projeto. Após completar um ano no ar, o canal atinge a marca de quase 10 mil seguidores. Lygia atribui esse número ao segmento de público que é voltado à pessoas que compartilham o mesmo momento de vida do casal, ou seja, casais com ou sem filhos que estão vivenciando o momento da reforma, da decoração e da organização de seus lares. Com o grande número de seguidores, Lygia confessa que o conteúdo produzido é essencial: “Procuramos trazer sempre novidades, como visitar cidades em busca de objetos de decoração para nossa casa. Pedimos a autorização do comercio local para a divulgação, sem custos, mas, que de certa forma traria pessoas interessadas no conteúdos que iríamos disponibilizar”, afirma. Lygia é graduada em biologia e pedagogia, mas não atua na área. Atualmente dedica seu tempo a sua filha de 3 anos, além, é claro, de investir nessa nova fase de gravações para Youtube.“Tento me organizar com a rotina, me disciplino  nas gravações e na edição, evitando distrações. Tento me posicionar como se trabalhasse fora de casa”, releva.

Foto divulgação gazeta - canal youtube (003)
O casal Lygia e Laerte ao lado de sua filha de 3 anos comemoram o sucesso do canal “Bem Vindo ao Nosso Apê”. Foto: Divulgação

Antes da criação do canal, Lygia encarava o Youtube como uma ferramenta nova, porque, até então, o desconhecia como trabalho profissional. Após o início das gravações, o casal percebeu que as visualizações em seus vídeos poderiam gerar algum rendimento. “Atualmente estamos com mais de 857 mil visualizações, entretanto, apenas ativamos a opção de monetizar os vídeos passado os 6 mil inscritos, ou seja, a pouco tempo, então ainda não usufrui de nenhum rendimento até o momento”, conta Lygia. Apesar do YouTube ser uma plataforma rentável, o objetivo do casal em criar o canal não partiu disso. A ideia era, e continua sendo, ajudar as pessoas, não apenas com dicas de reforma e decoração, mas também com organizações financeiras familiares. “Esperamos que o crescimento do canal venha junto com o reconhecimento daqueles que enxergaram e enxergam que podemos ajudá-los e que os mesmos, que nos escrevem, compartilhem com a gente, cada fase desse crescimento”, declara Lygia.

Confira abaixo, um dos vídeos de “faça você mesmo” do casal:

Clique aqui e conheça mais sobre o canal!

Outras profissões

Além dos youtubers, vloggers, blogueiros, instagramers e vários outros “ZEMERS”, existem muitas outras profissões que surgiram com a internet. Confira algumas delas:

  • Arquiteto da informaçãoAI

Os sites que você acessa, geralmente apresentam divisões, menus e áreas de destaque, não é mesmo? E o responsável por essa organização é o Arquiteto da Informação. Esses profissionais tem a missão de estruturar sites com com o objetivo de proporcionar aos usuários uma melhor navegabilidade. Cada vez mais, as empresas estão a procura dos serviços prestados na área para alinhar as informações do site com a proposta da empresa e o público alvo

  • Web Designer foto web

As interfaces da internet estão em constante modificação. Diante disso, o web designer é o profissional responsável pela elaboração do layout, dos códigos e de todos os elementos que constituem a aparência do site. Para exercer essa profissão, é necessário que o profissional entenda sobre a elaboração de projetos e saiba desenvolver uma interface que alcance o público alvo. A criação de layouts, banners, projetos e scripts são algumas das funções que envolvem essa profissão.

  • Analista de Mídias Sociais mdiias

Também conhecido como Social Media, os profissionais dessa área são responsáveis por monitorar as redes sociais e criar estratégias que visam divulgar os produtos e serviços de seus clientes. São eles que alimentam as páginas do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. A principal tarefa desses profissionais é trabalhar para o reconhecimento e expansão das empresas nas redes.

  • SEOAnalista de SEO 

É responsável por otimizar páginas de sites para que fiquem melhores posicionadas nos mecanismos de busca como o Google, ou seja, são responsáveis pela visibilidade de um site ou blog. A tarefa desses profissionais não é nada simples e é preciso seguir algumas regras para conseguir garantir esse bom posicionamento.

  • Perito Digital  

peritoAté mesmo os policias entraram nessa nova era digital. Os profissionais que atuam como peritos digitais são responsáveis por descobrir evidências nos equipamentos que comprovem crimes virtuais. Eles tem a permissão de extrair dados de um computador ou de qualquer outro aparelho eletrônico com mandado judicial ou através da autorização prévia do dono. Para realizar essa tarefa, fazem uso de equipamentos que permitem extrair informações dos mais diversos tipos, como mensagens de texto, fotos, vídeos, chamadas e outros. Quer saber qual profissão da era digital mais combina com você? Clique aqui, acesse nosso quiz e descubra!