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Como ser irresistível na internet?

Como grande parte das relações humanas acontecem por meio as redes sociais, saber usá-las tornou-se essencial para quem quer se destacar.

Publicado em: 28/10/2015 - Última atualização: 03/08/2023 - 15h56

Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu técnicas para interagir e ser notado por outros membros da mesma espécie. A vantagem é que hoje, para se destacar, você não precisa ser o melhor caçador(a), ser o membro do grupo com mais conhecimento ou ser o(a) mais belo(a) da aldeia. Como grande parte das relações humanas (amorosas, profissionais etc) acontecem atualmente na internet, por meio das redes sociais, saber usá-las tornou-se essencial para quem quer se destacar. Por isso, preparamos algumas dicas para você ser irresistível nas principais redes sociais. Aproveite!

  • Como se dar bem no Instagram?

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    Com mais de 400 milhões usuários no mundo, mensalmente ativos, o Instagram é a rede social daqueles que adoram postar fotos e vídeos para compartilhar ideias e sentimentos variados, usando filtros e formatos à vontade.

    Se para você uma imagem vale mais do que mil palavras, como aposta o senso comum, que tal aproveitar algumas dicas de como se dar bem nesta ferramenta digital, criada em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger (um brasileiro!), e, desde 2012, sob a tutela de Mark Zuckerberg, pai do não menos famoso Facebook?

    • Aproveite efemérides e situações especiais como finais de campeonatos esportivos, festivais de música, semanas de moda etc – Sabia que o Instagram já tem mais 80 milhões de fotos compartilhadas diariamente em todo o mundo? E que os brasileiros formam a segunda maior comunidade nesta rede? Pare e pense: se seu objetivo é mesmo publicar fotos e vídeos, aproveitar datas e especiais e megaeventos pode ser uma chance para conseguir se destacar em meio a massa.A Copa América, realizada no Chile entre os meses de junho e julho de 2015, é um exemplo da relevância da opção por conteúdo audiovisual. Ao todo, mais de 30 milhões de instagrammers produziram 185 milhões de interações que resultaram em bastidores dos jogos e materiais exclusivos.

     

    • Consulte a busca do aplicativo, para ler quais são os temas mais curtidos e comentados. Fique de olho nas hashtags populares também e faça uso da criatividade – Recentemente, o Instagram aprimorou seu sistema de busca, tornando-a mais intuitiva. Contando com quatro abas – principal, pessoas, tags e locais -, é possível pesquisar por novidades como as existentes na hashtag #achadosdasemana (https://instagram.com/explore/tags/achadosdasemana/), que já conta com mais de 417 mil interações. Inspire-se!

     

    • Crie vínculo com as personalidades mais influentes da rede – Evidentemente, chamar a atenção de uma celebridade não é das tarefas mais fáceis da vida. Mas vai que? No que você apostaria? Só não vale o “[Insira aqui o nome da sua celebridade favorita] me segue que te sigo de volta!”.Durante o Carnaval deste ano, fãs da cantora Ivete Sangalo puderam enviar fotos associadas à hashtag #INSTAIVETE e a fotos selecionadas compuseram a colagem, feita a partir da mescla entre as fotos dos instagrammers com as selfies da artista, que foi exibida no telão de LED do trio elétrico que circulou por Salvador (BA).

     

    • Use emojis 🙂 – Há quem aposte que os emojis são, sim, uma nova linguagem. Polêmicas à parte, fato é que esses ícones chegaram com tudo também no Instagram.Explore a hashtag #emojisinthewild https://instagram.com/explore/tags/emojisinthewild/ e divirta-se com as diferentes possibilidades para legendar suas fotos ou até mesmo recriar situações reais.Fonte: Assessoria de imprensa | Instagram Brasil
  • Como arrasar nos likes do Facebook?

    face

    Você já deve ter percebido que as redes sociais têm um poder irresistível, não é mesmo?! Quem não gosta de receber likes, comentários e compartilhamentos nas postagens do Facebook? Acredito que todos. Mas, se você está se perguntando qual é a fórmula para fazer sucesso no facebook, fique tranquilo. Confira a seguir 5 dicas infalíveis para você bombar na sua rede social.

    • Seja original – nada mais atraente do que exprimir sua própria identidade em seu perfil do facebook. Tenha personalidade e não tente ser o que você não é. O mais importante é compartilhar com seus amigos tudo aquilo que te define, portanto, não use aspas, escreva sua própria história.

     

    • Capriche na foto –  procure manter sua foto de perfil sempre atualizada. Mudou o visual? Saiu bem em uma foto? Então aproveite para inovar, afinal, sua foto é a representação de sua identidade digital.

     

    • Seja bem-humorado – use e abuse do humor inteligente. Compartilhe imagens, vídeos, frases, memes e gifs engraçados no seu perfil. Ter senso de humor é essencial para cativar todos a sua volta. Não tem como resistir a uma pessoa bem-humorada, não é mesmo?

     

    • Compartilhe seus interesses – sabe aquela série que você está viciado? Ou aquela música que você ouviu na rádio e não consegue mais parar de ouvir? Essa é a hora de compartilhar suas descobertas com seus amigos. Aproveite para divulgar em seu perfil indicações de peças, livros, músicas, clássicos do cinema e outros interesses. Além de revelar seus gostos e preferências você vai estar presenteando seus amigos com ótimas dicas.

     

    • Esteja sempre presente – se seu objetivo é fazer sucesso no Facebook, de jeito nenhum se ausente dele. Dedique um tempinho do seu dia para atualizar sua página e compartilhar novidades.
  • Como “bombar em matchs” no Tinder?

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    Se não faz seu tipo, deslize pra esquerda. Se gostou do que viu, dê like. E torça pelo “match”! De forma simples, essa é a dinâmica do Tinder, aplicativo de paquera mais popular do país. Pode ser que você encontre alguém muito especial nele, mas a princípio não crie grandes expectativas. Trate o app como algo divertido. Como um jogo que premia bons jogadores!

    E nesse jogo, sai na frente quem monta um perfil interessante e tem um bom marketing pessoal. Para começar, fique ligado nessas dicas:

    • A primeira foto de perfil é importantíssima. Em uma situação normal, o usuário decide pelo like em tempo mínimo (você tem que despertar interesse em um ou dois segundos)

     

    • Tudo bem se quiser fazer o tipo misterioso, mas tenha pelo menos três fotos. Você pode focar em diferentes atributos físicos ou expressões… a propósito, uma foto sorrindo é essencial! 😉

     

    • Aproveite e escreva uma descrição interessante, destacando hobbies ou referências que você curte. É bom saber minimamente com quem estamos falando. Mas sem ’textão’, afinal Tinder não é lugar pra isso

     

    • Depois que ‘deu match’, regra número 1: não seja entediante! Mostre que você não é só mais um no Tinder. Por exemplo, procure algo que você gostou no perfil da pessoa e comece a conversa com uma brincadeira ou provocação leve;

     

    • Note bem, eu disse provocação leve. Nada de abordagens diretas ou piadas sujas logo de cara. Há outros apps mais famosos por esse lado, mas no Tinder o legal é o jogo da conquista.

     

    • Por fim: não deixe a coisa esfriar. Seu objetivo não é ficar na friendzone, é conhecer alguém pessoalmente e ver até onde a coisa pode ir.  Por isso, tenha a iniciativa. E daí pra frente é contigo! 😉
  • Como mandar bem no Twitter?

    twitter1

    Não é nada fácil ganhar a atenção de alguém com apenas uma imagem e alguns poucos caracteres, por isso ser irresistível no Twitter é uma tarefa árdua que requer muita estratégia, assertividade e paciência – afinal, seus seguidores nem sempre estão online ao mesmo tempo que você.

    Mas existem formas de diminuir estes problemas, então aqui vão algumas dicas infalíveis:

    • Fale sobre o que está sendo exibido na TV – imagine que o Twitter é uma grande sala de cinema a céu aberto, que todos os seus amigos estão lá, e que é permitido falar durante a exibição.

     

    • Utilize imagens/vídeos para ilustrar suas postagens – ilustrar os tuítes com imagens e vídeos é sempre uma boa alternativa para chamar a atenção. Se for um meme, melhor ainda!

     

    • Use hashtags sempre que possível, mas não exagere – ao comentar de um evento, programa de TV ou tópico, utilize a hashtag para entrar na discussão. Mas evite colocar mais de uma hashtag em um único tuíte, senão vai parecer que você está desesperado (a) por atenção.

     

    • Divirta-se com seus amigos, e interaja com eles – responder tuítes de amigos, retuitar e curtir posts das pessoas é sempre bem aceito. No Twitter não existe aquela expressão “ninguém te chamou na conversa” – se está postado lá, pode interagir!

     

    E nunca, jamais, em hipótese alguma, faça um ‘kibe’ – que significa se apropriar de um conteúdo de outra pessoa com se fosse seu. É para isso que existe o RT! 😉

  • Como contar uma boa história no Snapchat?

    snapchat

    O Snapchat já era uma das redes sociais mais populares do mundo, mas parece que se firmou de vez em terras tupiniquins este ano. Adorada pelos usuários mais jovens, ela proporciona uma linguagem totalmente adaptada para esse público, possibilitando espaços para criação e prazo de validade para a exposição dos conteúdos.

    Outra característica é que, ao contrário de outras redes, o Snapchat não pode ser acessado por um desktop ou notebook. Ele é totalmente móvel, desenvolvido exclusivamente para smartphones e tablets.

    • Conte uma história – apesar do app capturar imagens e vídeos que podem ser exibidos por no máximo 10 segundos, você pode contar uma história maior, com começo, meio e fim, utilizando várias imagens e vídeos. Isso vai deixar seu conteúdo mais interessante e prender a atenção da sua rede.

     

    • Insira a imagem do perfil – O Snapchat permite que a imagem do perfil, com o formato de um fantasma, seja personalizada com uma sequência de fotos. Aproveite para usar o bom-humor e montar uma sequência engraçada.

     

    • Explore todas as possibilidades – O Snapchat é muito mais do que um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos. Ele oferece inúmeros recursos de edição que certamente tornarão o seu conteúdo mais atrativo. Teste com antecedência todas as funções. Arraste as telas em todas as direções e acesse os itens de menu. Fique preparado para, na “hora H”, capturar a imagem e edita-la rapidamente. Lembre-se de que o app usa o conceito de mobilidade e você não terá muito tempo se estiver acontecendo algum fato que você tiver a intensão de registrá-lo com mais de uma imagem ou vídeo.

     

    • Utilize o chat quando preciso – O app oferece um chat com os mesmos recursos de edição de imagem e que possibilita uma conversa com envio de vídeos de forma muito rápida e prática. Da mesma forma que não é legal divulgar para todos os seguidores algo que deveria ir de forma reservada para uma pessoa, também não é de bom tom divulgar algo público pelo chat, somente para que as pessoas recebam notificação. Elas vão perceber que aquela não é uma mensagem exclusiva para ela.
  • Como ter um currículo irresistível na Plataforma Lattes?

    lattes

    Ter um currículo na Plataforma Lattes, sistema criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), não é tão complicado como muitas pessoas imaginam.

    No Currículo Lattes, estudantes e pesquisadores cadastram informações sobre a vida acadêmica e profissional, que servirão de base para consulta, análise e liberação de financiamentos pelo CNPq e outras agências de fomento.

    Além do Brasil, países como Colômbia, Equador, Chile, Perú, Argentina, Portugal, Moçambique e outros também utilizam o Currículo Lattes. Mas como ser irresistível nessa Plataforma? Confira algumas dicas!

    • Observe o Currículo Lattes de outros estudantes e pesquisadores – Se você não tem muita experiência com a Plataforma, esse pode ser um bom começo para entender como o sistema funciona.

     

    • Registre também sua produção técnica e artística/cultural – No Currículo Lattes você tem espaço para registrar seu histórico profissional, consultorias, artes visuais, redes sociais, websites e blogs que desenvolveu, entre outros.

     

    • Vai incluir uma foto? – Capriche no clique, mas lembre-se que a foto para o Currículo Lattes deve ser produzida de acordo com os objetivos que você deseja alcançar na plataforma acadêmica.

     

    • Mantenha seu currículo sempre atualizado – Se você participou de um congresso ou evento, apresentou um trabalho, publicou um artigo, entre outras atividades, inclua essas informações no seu currículo. Isso conta muito para torná-lo irresistível!  E não se esqueça, após atualizar as informações é preciso clicar no botão “Enviar” para mandar o currículo atualizado ao CNPq, então ele será publicado.
  • Como ficar “bem na fita” no YouTube?

    youtube

    Criado em 2005 e comprado pelo Google em 2006, o Youtube conquistou mais de um bilhão de usuários, o equivalente a um terço de toda a população online.

     

    • Conheça os sucessos – É muito importante que você saiba o que funciona em termos de vídeo para o Youtube. Para isso, nada melhor do que uma pesquisa de referências (copiar é feio, ok?).  Além disso, de uns tempos para cá, o Youtube tem investido cada vez mais em criadores de conteúdo. Vale a pena conferir as dicas que eles mesmos têm para te dar!

     

    • Seja social – O Youtube – apesar de não parecer – é uma rede social. Você precisa manter relação estreita com seu público, entenda-o como uma roda de amigos. Escute os pedidos de quem te segue, curte e compartilha. Responda os comentários, sempre que possível, e debruce no Analytics. Faça dele seu happy hour, é lá que você vai descobrir o que agrada – e o que desagrada – o pessoal que te acompanha, religiosamente, em todas as suas publicações.

     

    • Encontre seu público – Já que mencionamos o Analytics, preste atenção nos dados que dizem respeito ao seu público. Quem curte, comenta e compartilha seus vídeos? Invista neste público, pesquise e descubra o que pode ser feito para atingi-lo da melhor maneira possível.

     

    • Faça o que você gosta – Talvez a dica mais importante de todas: faça o que você gosta. Se encarar seus vídeos como diversão, você terá muito mais chances de conseguir sucesso de público (e quem sabe de crítica?). Gosta de cinema, fale sobre filmes, realize pequenas produções. Seu negócio é culinária? Que tal compartilhar suas receitas com o mundo?  Liberte a criatividade, seja você mesmo e prepare-se para os autógrafos 😉
  • Como se dar bem no Linkedin mesmo se você não estiver à procura de um emprego?

    linkedin

    Lançado em 2003, o LinkedIn reúne mais de 350 milhões de membros ao redor do mundo. É uma rede muito poderosa para geração de contatos e negócios, e conta com mais de 20 milhões de brasileiros cadastrados.

    Veja, abaixo, algumas dicas para construir um bom perfil e aproveitar ao máximo os benefícios da plataforma.

    • Foto de perfil – Segundo o próprio LinkedIn, perfis com foto têm 14 vezes mais chances de serem vistos do que perfis sem foto. Invista em um retrato que transmita a imagem corporativa que você deseja. Fotos de casais são melhores no Facebook, e não em seu perfil profissional.

     

    • Ao adicionar outros profissionais, seja cordial. Escreva um texto de apresentação – É recomendado que você adicione pessoas que você conheça, mas aproveite o ambiente também para estreitar relacionamentos com profissionais de sua área de atuação. Neste caso, ao enviar uma solicitação de conexão, escreva uma breve apresentação sobre você e diga como poderá contribuir nesta conexão.

     

    • Escreva um resumo, suas competências e habilidades, mas seja breve e objetivo – Destaque os principais cursos e conquistas realizados dentro da sua área de atuação. Dentre muitos perfis avaliados, deixe em destaque os campos que mais te favorecem, seja uma boa formação acadêmica ou um número considerável de recomendações.

     

    • Estude o mercado – O LinkedIn não serve apenas para procurar emprego. Nesta rede, também é possível acompanhar conteúdos produzidos por profissionais e influenciadores, estando assim conectado e atualizado com notícias e informações valiosas sobre diversos mercados de atuação. Textos de alguns empreendedores como Luiza Helena Trajano, Bel Pesce e Romero Rodrigues, por exemplo, podem ser acompanhados dentro do canal Pulse, uma espécie de blog dentro do Linkedin. Páginas de marcas e empresas também estão disponíveis no Linkedin, oferecendo conteúdo relevante sobre o mercado. Acompanhe a página da TV Gazeta no LinkedIn.

     

    • Compartilhe conhecimento – Cristiano Santos, analista de mídias sociais na Editora Globo, ministra o curso livre Linkedin – gestão de perfil e conteúdo na Faculdade Cásper Líbero. Para o profissional, é fundamental que o usuário compartilhe conteúdo em sua linha do tempo, fomente debate em grupos e escreva textos no Pulse para ganhar visibilidade e se tornar um profissional influente dentro da sua área de atuação.