TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Como a ansiedade pode atrapalhar o processo de emagrecimento

Muitas dessas pessoas despejam suas inseguranças, crises e sentimentos de vazio na comida, dificultando o emagrecimento.

Publicado em: 19/04/2022 - Última atualização: 02/08/2023 - 15h25

Segundo a OMS, 9,3% dos brasileiros sofrem diariamente com a ansiedade, este é o maior índice em todo o mundo, isso quer dizer que muitas dessas pessoas despejam suas inseguranças, crises e sentimento de vazio na comida, dificultando o emagrecimento e mais do que isso, tendo uma vida menos saudável e mais desequilibrada.

A ansiedade é um sentimento de preocupação extrema com tudo, em que você pode sentir-se sozinha, sem ar, com dificuldade de se comunicar ou até mesmo possuir outros diversos sintomas incômodos. Esse transtorno pode ser gerado por meio de momentos de muito estresse ou de situações traumáticas.

O grande ponto é que não é somente a ansiedade em si que faz uma pessoa engordar, mas sim o que ela desencadeia, como a compulsão alimentar ou a falta de ânimo para realizar quaisquer atividades.

 

 

Compulsão alimentar

 

“Depois do dia de hoje eu mereço um chocolate, né?”.

 

Muitas vezes no momento em que a pessoa está passando por uma crise de ansiedade, ela enxerga na comida um refúgio. Como se aquele alimento mais rico em carboidratos e açúcares pudessem ser uma forma de “recompensa” para a situação em que ela se encontra.

A partir do momento que essa atitude se torna um hábito, a alimentação fica cada vez mais compulsiva, isso porque a fome sai do fisiológico e vai para um lado emocional, que enquanto não for tratada, não passará.

Não existe problema algum em comer um doce ou algo mais calórico, desde que não seja em grandes quantidades ou com muita frequência, até porque o equilíbrio é a base de qualquer alimentação saudável e consciente.

 

O cortisol

 

A ansiedade pode gerar o aumento do cortisol no corpo, o que faz com que a gordura fique armazenada por mais tempo e a perda de peso seja dificultada, isso porque torna seu metabolismo muito mais lento. Nesse momento, o desejo por doces e alimentos gordurosos também se tornam mais intensos.

 

Falta de motivação

 

Já ouviu aquela frase “quanto menos a gente treina, menos a gente sente vontade”? É exatamente isso que acontece com a pessoa ansiosa, ela perde a motivação de fazer as coisas e acaba se “escondendo” de tudo, principalmente da atividade física.

Contudo, são os exercícios que aumentam a serotonina no organismo, trazendo mais felicidade e disposição para as pessoas.

 

O que fazer

 

Busque compreender a raiz da sua ansiedade, o que está te causando esse sentimento? Por que você está se sentindo dessa maneira? Qual gatilho desencadeou essa sensação? A partir do momento em que você abraça seu problema e trata ele com maior atenção, fica mais fácil de domá-lo.

 

É importante ter uma ajuda externa, como um(a) psicólogo(a), porque ele(a) te ajudará a criar mecanismos para evitar que as crises ocorram e te ensinará a controlá-las. Tire da sua cabeça que ir à terapia é para pessoas loucas! Tratar de sua cabeça e dos seus sentimentos é o primeiro passo para criar uma inteligência emocional e se autoconhecer.

 

Crie metas diárias possíveis. Comece com pequenas mudanças, como fazer uma caminhada de quinze minutos; em uma das refeições acrescentar salada ao prato; evitar tomar refrigerante; praticar dez minutos de meditação. Escolha uma atitude que possa melhorar seu dia, coloque-a como meta e busque realizá-la, assim você ficará mais satisfeita consigo mesma.

 

Evite pular refeições, não é dessa maneira que você irá emagrecer! Ficar muitas horas sem comer altera sua glicemia e pode desencadear uma compulsão na sua próxima refeição. Preze por uma alimentação equilibrada e consciente!

 

Hidrate-se com muita frequência. O ideal para um adulto consumir é no mínimo 2 litros de água diariamente.

 

A ansiedade pode ser controlada, tudo depende da sua força de vontade e da crença em si própria. Infelizmente, não existe um tratamento milagroso, para você se reerguer é necessário dedicação e determinação.

Emagrecer é importante quando seu foco for esse, mas o principal, sempre, é a sua saúde física e mental, lute por ela!