TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

#FicaDica: Os truques da Internet

O Edição Extra de abril, exibido no próximo domingo, tem como tema central a internet.

Publicado em: 29/03/2018 - Última atualização: 23/08/2022 - 15h31

O Edição Extra de abril, exibido no próximo domingo, tem como tema central a internet. No programa, apresentamos três diferentes vertentes: Big Data, que se refere aos dados armazenados; Bolha de Notícias, que limita nossas pesquisas através de algoritmos de acordo com aquilo que mais nos agrada; e Fake News, que são as notícias sem nenhum tipo de checagem e apuração divulgadas na internet.

 

 

Para abordar o Big Data, entrevistamos a consultora de marketing digital Sandra Turchi, que apresenta o conceito e dá um panorama geral de como esse sistema se tornou conhecido e usado. Ela também explica como o Big Data se tornou ferramenta de disputa para concorrentes e como esses dados chegam a empresa que os utilizam.

 

Conversamos também com a professora de Relações Públicas, Bianca Dreyer, que explica o conceito de Bolha de Notícias e dá dicas de como sair dela, como por exemplo clicando em links que possuam um posicionamento diferente daquele que você acredita ser o certo sobre determinado assunto.

 

A professora de jornalismo e editoração da ECA, Beth Saad, também traz sua visão sobre a Bolha de Notícias, alertando como conviver com a bolha e identificar se você está em uma, além de destacar como isso está diretamente ligado com as Fake News.

 

Para falar sobre as Fake News, convidamos três especialistas: Luis Mauro, professor de teoria da comunicação, comenta sobre o problema no jornalismo, ressaltando a enorme dimensão do problema depois do surgimento da internet. Gilmar Lopes, criador do site e-farsas.com, comenta que recebe notícias suspeitas e faz a checagem para saber se são verdadeiras ou não. E, por fim, Diego Iraheta, chefe do Huffpost Brasil, site de notícias sobre política, entretenimento, sociedade e outros, apresenta outro ponto de vista sobre as Fake News, contando como uma notícia falsa pode impactar a vida das pessoas.

 

 

Não perca! É domingo, 01 de abril, às 23h30, aqui na TV Gazeta!