TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Acessibilidade para quem?

O Edição Extra de maio vai falar sobre acessibilidade, abordando-a dentro dos esportes, cultura e tecnologia! Conversamos com dois pintores, um jogador de tênis (todos portadores de deficiência física) e com os fundadores do aplicativo “Guia sobre rodas”. Também falamos com o criador do aplicativo “DDReader”, Pedro Milliet.

Maurício Pomme, um jogador de tênis de cadeira de rodas, conta sobre os recursos (ou a falta deles) de acessibilidade do lugar em que treina e dos lugares em geral e sua relação com o tênis. Maurício, que ficou paraplégico devido a um acidente em sua casa, dá depoimentos sobre o significado do esporte em sua vida após o ocorrido. Ele também comenta sobre seu processo de adaptação, o espaço do atleta paralímpico no Brasil e o que espera do futuro em questões de acessibilidade nos esportes.

 

“Eu me adapto ao mundo que tá lá, não vou esperar o mundo se adaptar para eu me inserir.”

– Maurício Pomme

 

Conhecemos, também, os sócios e desenvolvedores do aplicativo “Guia sobre Rodas”, Bruno Mahfuz e João Marcos Barguil. Eles detalham as premissas por trás do aplicativo, que procura promover os locais pela cidade de São Paulo, que possuem arquitetura acessível.

Pedro é o representante da América Latina do setor de tecnologia Digital Accessibility Information System (DAISY), um consórcio global de organizações comprometidas com acessibilidade. Na programa, ele explica a respeito da importância dos avanços tecnológicos para a acessibilidade de uma maneira geral. Em sua atuação no Brasil, desenvolveu o aplicativo “DDReader”, cujo objetivo é auxiliar portadores de deficiência visual na leitura de livros.

Visitamos o ateliê do artista plástico Daniel Ferreira, que é um membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Ele nos recebeu para falar sobre sua história e relação com a arte e como aflorar seu talento desde jovem mudou sua vida em um sentido de realização pessoal e profissional.

 

Não perca!

É domingo, 06 de maio, às 23h30, aqui na TV Gazeta!