Acessibilidade para quem?

Por: Redação / Site TV Gazeta

O Edição Extra de maio vai falar sobre acessibilidade, abordando-a dentro dos esportes, cultura e tecnologia! Conversamos com dois pintores, um jogador de tênis (todos portadores de deficiência física) e com os fundadores do aplicativo “Guia sobre rodas”. Também falamos com o criador do aplicativo “DDReader”, Pedro Milliet.

Maurício Pomme, um jogador de tênis de cadeira de rodas, conta sobre os recursos (ou a falta deles) de acessibilidade do lugar em que treina e dos lugares em geral e sua relação com o tênis. Maurício, que ficou paraplégico devido a um acidente em sua casa, dá depoimentos sobre o significado do esporte em sua vida após o ocorrido. Ele também comenta sobre seu processo de adaptação, o espaço do atleta paralímpico no Brasil e o que espera do futuro em questões de acessibilidade nos esportes.

 

“Eu me adapto ao mundo que tá lá, não vou esperar o mundo se adaptar para eu me inserir.”

– Maurício Pomme

 

Conhecemos, também, os sócios e desenvolvedores do aplicativo “Guia sobre Rodas”, Bruno Mahfuz e João Marcos Barguil. Eles detalham as premissas por trás do aplicativo, que procura promover os locais pela cidade de São Paulo, que possuem arquitetura acessível.

Pedro é o representante da América Latina do setor de tecnologia Digital Accessibility Information System (DAISY), um consórcio global de organizações comprometidas com acessibilidade. Na programa, ele explica a respeito da importância dos avanços tecnológicos para a acessibilidade de uma maneira geral. Em sua atuação no Brasil, desenvolveu o aplicativo “DDReader”, cujo objetivo é auxiliar portadores de deficiência visual na leitura de livros.

Visitamos o ateliê do artista plástico Daniel Ferreira, que é um membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Ele nos recebeu para falar sobre sua história e relação com a arte e como aflorar seu talento desde jovem mudou sua vida em um sentido de realização pessoal e profissional.

 

Não perca!

É domingo, 06 de maio, às 23h30, aqui na TV Gazeta!


Conteúdo disponível em Edição Extra .

O programa inaugura, a cada exibição, um experimento em produção documental, que vai fundo em temas de relevância social por meio de diferentes formatos.