Caçulinha: biografia, curiosidades e muita música!

Por: Vitoria Baumgratz* / Site TV Gazeta

Lembrado com carinho por suas participações em programas televisivos e pela criação de diversos jingles de sucesso, Caçulinha tem papel fundamental na música popular brasileira.

Em uma conversa descontraída, o multi-instrumentista relembrou sobre o privilégio que teve de se relacionar com grandes nomes da música brasileira e a sorte de ter sido reconhecido e valorizado pelo seu trabalho por de trás das melodias e composições de sucesso que marcaram, e continuam marcando, gerações. O músico relembrou com muito carinho de seus amigos Elis Regina e Wilson Simonal, que o influenciaram e motivaram na sua carreira. “A Elis me influenciou demais, Simonal era muito musical e eu adoro os filhos deles, pois vieram com a mesma veia artística de seu pai. Os filhos da Elis também, eu adoro todos. Eu trocava figurinhas com todos eles, aprendi muito com essa convivência.”, disse Caçulinha.

Dentro da sua lista de atribuições em composições e melodias, as que mais se destacaram durante a sua carreira foram “Sabido” de Luiz Gonzaga, “Arrasta-pé na Tuia” em conjunto com Lourival dos Santos e a valsa “Primeiro Amor”.  Acompanhado de seu acordeom, participou de gravações de diversas músicas sertanejas clássicas junto com a dupla Tonico e Tinoco, Moreno e Moreninho, entre outros.

Em 2006, Caçulinha lançou o CD “Caçulinha na Bossa Nova”, no qual regravou grandes sucessos dessa época e conta com os clássicos “Garota de Ipanema”, “Estate”, “Olhar de Mulher”, “Velas Içadas”, “Sem Você” e “O Barquinho”.

Com talento reconhecido nacionalmente pelo extinto prêmio Roquette Pinto, que homenageava anualmente os artistas mais notáveis das rádios de São Paulo, seu carisma, talento e simpatia encantam o público da televisão brasileira e os apreciadores musicais. Depois de anos fazendo participações em programas televisivos, o romantismo de Caçulinha atualmente se faz presente no programa “Todo Seu” comandado por seu amigo de longa data, Ronnie Von.

Trilha Sonora do Caçulinha

Com muito bom gosto e conhecimento musical, Caçulinha separou especialmente para o site da TV Gazeta uma playlist com as 10 músicas que melhor simbolizam a trilha sonora da vida dele.

Ouça agora:

Biografia

(Foto: Manuela Scarpa/Foto Rio News)
(Foto: Manuela Scarpa/Foto Rio News)

Rubens Antônio da Silva ficou conhecido na história da música popular brasileira por seus inúmeros talentos como multi-instrumentista e por suas grandes contribuições em composições importantes para o cenário musical brasileiro.

Influenciado pelo duo de violeiros formado por seu tio Caçula e seu pai Mariano, Caçulinha tocou os seus primeiros acordes aos 8 anos de idade. A convivência com esses dois grandes nomes da música regional permitiu que o músico iniciasse desde cedo sua trajetória, marcada por muito talento e composições que colaboraram para a evolução da identidade cultural e musical do país.

Sua carreira profissional começou ao lado de seu pai, quando juntos formaram a dupla “Mariano e Caçulinha”. Após o início da década de 50, sua carreira como multi-instrumentista foi impulsionada ao começar a gravar discos e a compor músicas ao lado de grandiosos artistas, como Caetano Veloso, Elis Regina, Elizeth Cardoso, João Gilberto, Jair Rodrigues e Luiz Gonzaga.

 

 

 

(*) Com supervisão de Mariana Lima Pereira.

Conteúdo disponível em Todo Seu .

O programa trata de temas como comportamento, gastronomia, moda, novidades e saúde. Conta também com diversas entrevistas e musicais.