TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Curiosidade Mecânica

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Curiosidade Mecânica

Publicado em: 07/04/2016 - Última atualização: 03/08/2023 - 15h10

DSC_8458

 

Denise Stoklos esteve na Máquina esta semana falando sobre seu trabalho e inspirações. A atriz citou grandes nomes de humoristas da década de 30 como Grande Otelo e Oscarito que fizeram parte da chanchada, gênero de filme que tem como característica as produções feitas a partir de caricaturas americanas, mas com temas do cotidiano nacional, incluindo gírias cariocas e o “jeito malandro” do brasileiro e contando também com figurinos carnavalescos.  A produtora Atlântida Cinematográfica destacou-se nesse gênero.

 

A atriz cita a política do pão e circo para explicar a necessidade do teatro. Essa política ficou conhecida pelo modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral para manter uma ordem estabelecida. Curiosamente, essa expressão retirada da Sátira X do poeta romano Juvenal escrita no ano 100 d.C., criticava a falta de interesse do povo romano em assuntos políticos, sendo a suas principais preocupações o alimento e o divertimento. Então para evitar revoltas sociais de grandes dimensões os imperadores optavam por distribuir cerais entre a população e promoviam vários eventos para distrair e entreter o povo.