Curiosidade Mecânica Deborah Colker

Joseph Kessel
O nome Joseph Kessel surgiu na Máquina enquanto Fabrício e Deborah conversavam sobre a adaptação do livro “A Bela da Tarde” para o espetáculo de dança de Deborah “Belle”. Joseph é um romancista e jornalista argentino radicado na França. Ele participou da Primeira Guerra Mundial como aviador após se mudar para França, também foi aviador na Segunda Guerra Mundial. Foi membro de Academia Francesa, de 1962 a 1979. Em 1943 Joseph e seu sobrinho Maurice Druon traduziram a música de Anna Marly, Chant des Partisans, para o francês (originalmente uma música Russa). A música virou um hino durante a Segunda Guerra para das Free French Forces. Além da obra “Belle de Jour”, os livros: Coup de Grâce, La Passante du Sans-Souci, L’Armée des ombres, Bataillon du ciel e Les cavaliers também viraram filmes.
Cão sem Plumas
Um dos assuntos abordados no programa foi um poema de João Cabral de Melo Neto, autor inserido no Modernismo brasileiro, que escreve, principalmente, sobre o universo da zona da mata e do sertão nordestino.
O Cão Sem Plumas foi o poema citado por Deborah. Publicado em 1950, em Barcelona, inicia um ciclo de poemas em que o poeta explicita sua preocupação com a realidade nordestina e a denúncia da miséria.
O poema é composto por quatro momentos, veja um trecho da poesia:
Como o rio
aqueles homens
são como cães sem plumas
(um cão sem plumas
é mais
que um cão saqueado;
é mais
que um cão assassinado.
Na paisagem do rio
difícil é saber
onde começa o rio;
onde a lama
começa do rio;
onde a terra
começa da lama;
onde o homem,
onde a pele
começa da lama;
onde começa o homem
naquele homem.
Leonardo Cohen
Ao falar sobre as diferenças que existem em cada ser humano, Deborah Colker cita “There is a crack, a crack in everything / That’s how the light gets in.” (Existe uma rachadura, uma rachadura em tudo / É assim que a luz entra). Um trecho da música de Leonard Cohen, um cantor, compositor, poeta e escritor canadense. A citação feita por Deborah é tirada da música Anthem. É possível vê-lo cantando ao vivo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_e39UmEnqY8
Cirque Du Soleil
Uma companhia circense com base em Montreal, Quebec, Canadá. Deborah Colker foi à primeira mulher a dirigir um espetáculo do Cirque. Foi fundado em Baie-Saint-Paul, no Quebec em 1984 por dois artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações. No Brasil, o Cirque du Soleil já fez várias apresentações, dentre elas os espetáculos: Saltimbancos, Alegria, Quidam, Varekai e Corteo. Saiba mais sobre em https://www.cirquedusoleil.com
Perdeu o programa completo? Clique aqui e confira.