TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Curiosidade Humana: Fafá de Belém

_mg_1402

 

A cantora Fafá de Belém foi capturada pela Máquina esta semana. Durante sua conversa, ela fala sobre seu gosto pela leitura e conta que dentro de casa sempre foi muito incentivada a ler. A cantora relembra um livro que a marcou muito: “Gabriela, Cravo e Canela”.  O livro conta a história de amor, que desafia os costumes da sociedade da época, entre a sertaneja Gabriela e o árabe Nacib, em Ilhéus nos anos 1920. A obra do autor Jorge Amado representa um momento de mudança na produção literária do escritor, que até então abordava temas sociais. Neste livro, Jorge faz uma crônica de costumes, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais.

 

“Gabriela, Cravo e Canela” já foi adaptado para a televisão, primeiro no formato de telenovela em 1975, depois minissérie em 2012.

 

A cantora também fala da grande admiração que tem por Elis Regina. Nascida em Porto Alegre, Elis Regina foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960 e descolava-se da estética da Bossa Nova pelo uso de sua voz e de sua dramaticidade. Inicialmente, seu estilo era influenciado pelos cantores do rádio. Cantou muitos gêneros: da MPB, passando pela bossa nova, pelo samba, pelo rock e pelo jazz. Elis Regina foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. Ela morreu precocemente em 1982, com apenas 36 anos.

 

Em 2013, foi eleita a melhor voz feminina da música brasileira pela Revista Rolling Stone. Elis foi citada também na lista dos maiores artistas da música brasileira, ficando na 14ª posição, sendo a mulher mais bem colocada.