TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Não é assim que o País vai sair da crise

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Não é assim que o País vai sair da crise

Não é assim que o País vai sair da crise Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Não é assim que o País vai sair da crise
Logo do programa Jornal da Gazeta
Os juros vão continuar subindo neste ano, disse hoje o Banco Central no seu Relatório Trimestral de Inflação. Como a inflação ainda está alta e as previsões para o ano que vem são de baixa insuficiente, o Banco Central vai elevar os juros ainda.
Juros mais altos diminuem a vontade de investir e consumir. Menos consumo, salários e preços caem, na média. Essa é a lógica.
Como a taxa de juros influenciada pelo Banco Central, a Selic, é o piso dos juros do resto do mercado, quando a Selic sobe, todas as taxas do mercado tendem a subir.
Com os juros em alta, menos gente tende a pedir empréstimo, e os bancos tendem a ser mais cautelosos para emprestar. Como resultado, o total de crédito no Brasil não vai subir este ano, a primeira vez que isso acontece em uma dúzia de anos. Logo, mais um fator para piorar a recessão.
No futuro, se o governo fizer mudanças importantes, a economia vai voltar a crescer. Lá por 2017. Mas não vão ser essas medidas chamadas de "agenda positiva" que vão fazer o país volta a funcionar.
O governo não tem dinheiro nem para pagar as obras das casas populares do Minha Casa, Minha Vida. Está atrasando tudo. Mas quer lançar a nova fase do programa, o Minha Casa 3. Quer lançar um novo plano de reforma agrária. É quase tudo ficção. O governo não tem dinheiro nem para cumprir o mínimo do plano de arrumação de gastos, o ajuste fiscal.
O plano de exportações é outra tentativa de dourar a pílula. Vai ajudar algumas empresas com crédito, mas é muito pequeno. Não vai ser assim que o país vai sair da crise.
Será preciso arrumar as contas do governo, quebradas por Dilma1, baixar a inflação, desvalorizar o real e fazer reformas no modo como a economia e a burocracia funcionam, o que deixou de ser feito na última década.
Mas arrumar a casa vai custar caro, depois de tanta bagunça. Ainda virá aumento de imposto, arrocho de juros, desemprego. E isso só vai funcionar logo se vierem as outras mudanças. Das quais o governo nem começou a falar.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais