TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Dúvidas sobre saúde sexual e sexualidade

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Dúvidas sobre saúde sexual e sexualidade

Por: Ana Clara Dias Ghiraldello

Publicado em: 15/09/2023 - Última atualização: 05/12/2023 - 23h35


O mês de setembro abriga duas datas muito interessantes: o Dia Mundial da Saúde Sexual (04/09) e o Dia do Sexo (06/09). Para falar mais sobre o assunto, recebemos a ginecologista e obstetra Larissa Cassiano, que tirou algumas dúvidas sobre saúde sexual, e a sexóloga Cátia Damasceno, que nos contou um pouco mais sobre prazer e sexualidade. Vem conferir com a gente!

O ciclo sexual afeta a libido?

Sim, muitas pessoas observam mudança na libido durante o ciclo menstrual. Algumas pessoas, por exemplo, ficam com o desejo sexual aumentado durante o período fértil. Outras pessoas vão ter muito desconforto, muita cólica, durante o período da TPM e da menstruação, o que pode resultar em uma diminuição do desejo sexual.

 

A alimentação pode afetar a saúde sexual?

Sim. Alimentos que geram muitos gases podem ocasionar em um incômodo abdominal, provocando um desconforto e diminuindo o desejo sexual. Além disso, ficar com a barriga cheia, muitas vezes nos dá cansaço.

 

A menopausa dificulta o orgasmo?

É possível alcançar o orgasmo em qualquer fase da vida. O que acontece na menopausa é uma queda dos hormônios que podem provocar um ressecamento na região íntima feminina, mas esse problema pode ser driblado através da ginástica íntima e do acompanhamento médico.

 

Qual o melhor método contraceptivo?

Não existe um método contraceptivo que seja melhor para todo mundo. Existem muitas opções disponíveis e diversas maneiras de utilizá-los; é preciso escolher o que será mais adequado para cada pessoa. Por isso, a importância de um acompanhamento médico. Apesar disso, é importante reforçar que a principal forma de proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é a camisinha, tanto a masculina quanto a feminina.

 

A saúde sexual faz parte do nosso dia a dia e está totalmente relacionada ao nosso bem-estar físico, emocional e social. Por isso, é tão importante se informar e falar sobre o assunto com especialistas e parceiros.

Você pode conferir os conteúdos da Larissa Cassiano e da Cátia Damasceno no nosso Instagram (@tvgazetaoficial)!

 

 

Veja também: Cátia Damasceno esclarece dúvidas no dia do sexo

Notícias Relacionadas