TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Dólar em alta é um sintoma de incerteza

A gente não costuma ligar muito para o que acontece na economia mundial. Mas a gente nota que alguma coisa séria pode ter acontecido lá fora quando o preço do dólar dá pulos.

Dólar em alta é um sintoma de incerteza A gente não costuma ligar muito para o que acontece na economia mundial. Mas a gente nota que alguma coisa séria pode ter acontecido lá fora quando o preço do dólar dá pulos.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A gente não costuma ligar muito para o que acontece na economia mundial. Mas a gente nota que alguma coisa séria pode ter acontecido lá fora quando o preço do dólar dá pulos.
Pois então, o dólar deu um pulo. No mês passado, na média ficou abaixo de R$ 3,20. Em três dias, esbarrou nos R$ 3,40. Teria subido mais se o Banco Central não tivesse tomado medidas para segurar o preço.
O preço do dólar é apenas uma parte de um monte alterações nas finanças do mundo, nas aplicações de quem é dono do dinheiro grosso do planeta. Tudo isso tem a ver com a vitória inesperada de Donald Trump na eleição americana.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?
Primeiro, tem a ver com a surpresa enorme que aconteceu na maior economia do mundo, a americana. A maioria não esperava a vitória de Trump. E Trump tem um programa econômico bem diferente de Hillary Clinton e de Barack Obama. Por exemplo, ele promete reduzir impostos e gastar mais em obras, por exemplo. Isso aumenta a dívida do governo americano.
Como a gente costuma dizer aqui, mais dívida, juros mais altos por lá. Se os juros sobem por lá, tendem a ficar maiores no resto do mundo. O dinheiro fica mais caro e escasso, também para o Brasil. Menos dinheiro vai para países em economias chamadas de emergentes, ainda meio pobres. Com menos dinheiro do mundo aqui, o dólar sobe. É um sintoma.
Além disso, Trump é, pra dizer o mínimo, meio amalucado, e seu programa também. Ninguém sabe muito bem o que ele vai fazer de fato no governo. Isso se chama incerteza. Na incerteza, os donos do dinheiro e até consumidores se retraem, gastam menos, se arriscam menos, esperando para ver como é que fica. Incerteza é ruim para a economia.
O dólar em alta por aqui e em vários países mais pobres é um sintoma dessa possibilidade de aumentos das taxas de juros, que andavam quase a zero nos países ricos. É um sintoma de incerteza. Na incerteza, o dinheiro sai de lugares mais arriscados, como o Brasil.
Se esse rolo durar por muito tempo, se os juros subirem demais, se o dólar ficar mais alto, enfim, tudo isso pode atrasar a recuperação econômica do Brasil. A coisa ficou tensa.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais