TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Radicais psicopatas perseguem cristãos no Iraque

Comentarista de Política Internacional do Jornal da Gazeta, João Batista Natali comenta os conflitos na Faixa de Gaza.

Radicais psicopatas perseguem cristãos no Iraque Comentarista de Política Internacional do Jornal da Gazeta, João Batista Natali comenta os conflitos na Faixa de Gaza.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar do Iraque. A situação é dramática para a minoria cristã daquele país. Quatro cidades em que essa minoria surgiu, há 1.600 anos, caíram hoje de manhã nas mãos de radicais sunitas. Os cristãos, desarmados, estão fugindo a pé, carregando o que podem. O Iraque tem 400 mil cristãos. É possível que 20 por cento estejam agora ao relento, a caminho do Curdistão. O Curdistão é a terra dos curdos, que são muçulmanos mais tolerantes. A perseguição aos cristãos, essa de agora, faz parte da expansão militar dos radicais sunitas, que anunciaram a criação de um califado. É o chamado Estado Islâmico, que fica entre a Síria e o Iraque. Esses malucos escolheram como capital a cidade de Mossul. Pertinho dela fica Karagosh, com 50 mil habitantes, quase todos cristãos. Hoje de manhã, as igrejas foram invadidas. Crucifixos foram destruídos. E, o pior de tudo, os canalhas queimaram 15 mil manuscritos, muito antigos, de um valor histórico incalculável. Esses cristãos iraquianos são caldeus, um ramo muito antigo do cristianismo, confinado na velha Mesopotâmia. O Papa Francisco lançou um apelo dramático em favor de seus irmãos perseguidos. A França convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU, que já foi marcada para hoje à noite. Os Estados Unidos foram surpreendidos, e prometeram lançar, de helicóptero, água potável e alimentos para os cristãos em fuga. Mas os americanos são indiretamente responsáveis pela tragédia. Eles invadiram o Iraque em 2003, e estimularam um modelo de governo em que a maioria xiita passou a oprimir a minoria sunita. É dessa minoria que surgiram os radicais, que também perseguem muçulmanos xiitas e os yazidis, que é um grupo religioso anterior ao próprio islamismo. A outra responsabilidade americana está no envolvimento na Guerra Civil da Síria, contra a ditadura de Bashar Al-Assad. O ditador é combatido por rebeldes sunitas, que se fortaleceram e deram origem a esse exército de psicopatas. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais